A Mini Tabela Periódica Interativa, de 1m de comprimento, é portátil e de fácil manuseio  (Foto: Divulgação)

A Mini Tabela Periódica Interativa, de 1m de comprimento, é portátil e de fácil manuseio (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de capacitar professores da rede pública e criar maneiras de despertar mais o interesse dos alunos, foi criado o projeto Novos Caminhos para o Ensino de Ciências na Escola. A iniciativa do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), financiada pela Capes, oferece quatro cursos gratuitos para professores do ensino fundamental ou médio e os participantes receberão certificado. Confira as opções.

Mini Tabela Periódica Interativa

A Mini Tabela Periódica Interativa foi criada pelo coordenador do Centro de Ciências, Eloi Teixeira César. Em um painel interativo há informações e amostras de todos os elementos. O curso tem como objetivo capacitar professores de Química do ensino básico para usá-la, assim como problematizar e criar condições para o estudo e o ensino da Classificação Periódica dos Elementos.

A vantagem da mini tabela é a portabilidade. Por causa dessa característica, os professores cursistas poderão fazer empréstimo do aparelho e dos demais materiais utilizados. De acordo com César, a junção da tecnologia à representação visual dos elementos também é vantajosa, tendo em vista que estimula o aprendizado dos alunos. Além das aulas, haverá uma viagem com todas as despesas pagas para o Museu da Vida da FioCruz, localizado no Rio de Janeiro. O período de inscrições vai até o próximo dia 25, e a confirmação deve ser feita pessoalmente entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março. As aulas serão às quartas-feiras, de 11 de março a 4 de junho, das 14h às 17h.

Ciências com brinquedos de baixo custo

Aula para docentes: brinquedos feitos com material reciclável ou de baixo custo (Foto: Divulgação)

Aula para professores: brinquedos feitos com material reciclável ou de baixo custo (Foto: Divulgação)

Utilizar materiais lúdicos para ensinar ciências não é uma novidade. Mas nem sempre são objetos que podem facilmente ser adquiridos por docentes ou alunos. Por isso, os professores  do Instituto Federal (IF-Sudeste-MG), Wagner Seabra, e da UFJF, Paulo Henrique Menezes, perceberam a necessidade de usar materiais de baixo custo ou recicláveis neste tipo de atividade.

Segundo Menezes, após verificar o currículo da disciplina de Ciências do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, os docentes confeccionaram brinquedos para explorar fenômenos científicos do dia a dia, relacionados à matéria, de forma divertida. Essa ação coloca o aluno para participar de forma ativa do aprendizado. “A parte lúdica incentiva o estudante a ver o lado científico do brinquedo construído, dando a ele a oportunidade de compartilhar o conhecimento com a família e os amigos.”

Os professores que se destacarem no curso ganharão uma viagem com tudo pago para o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). As inscrições estão abertas até 3 de março, e as aulas acontecerão às segundas-feiras, de 9 de março a 8 de junho, das 14h30 às 17h30.

Nanociência e nanotecnologia

A nanotecnologia tem intercessão com as disciplinas de Física, Química e Biologia em diversos pontos, entre eles, Estrutura da Matéria, Óptica, Genética e Interações Químicas. A proposta do curso, portanto, é discutir sobre as relações dessa tecnologia com as matérias do ensino médio, além de refletir questões políticas, econômicas e éticas ligadas à nanotecnologia.

Os docentes cursistas participarão de momentos de discussão pedagógica, refletindo as perspectivas teórica e prática relacionadas à interdisciplinaridade. Há, também, com o curso, a oportunidade de pensar sobre um tema novo, compartilhar experiências e vivenciar um ambiente de reflexão sobre a própria prática, além de conhecer e desenvolver novas alternativas didáticas.

O professor e doutorando em Química na UFJF Paulo Ricardo da Silva organizou o curso juntamente com o seu orientador, o professor doutor José Guilherme Lopes. Silva afirma que abordar o tema é interessante também para os estudantes. “A maioria vivencia um mundo de inovação tecnológica, então, é positiva a formação de futuros cidadãos com um olhar mais crítico para as novas tecnologias, entendendo possíveis riscos e benefícios, impactos para o planeta e para a própria vida humana.”

O período de inscrições vai até o próximo dia 20. Os encontros serão às quartas-feiras, de 18 de março a 10 de junho, das 14h às 17h. O horário está sujeito a modificações de acordo com a demanda do grupo selecionado.

História da Ciência: contadores de histórias

O curso de História da Ciência foi idealizado como uma oportunidade de formação continuada. A vantagem das aulas é que elas abordam uma grande parte do currículo do ensino fundamental que a licenciatura não cobre. “A história pode tornar a ciência mais atrativa, humanizá-la, ao apresentar o contexto em que certos problemas surgiram e foram resolvidos. Compreender esse contexto traz uma visão diferente aos conteúdos científicos”, diz o  responsável pelo curso, Marlon Alcântara.

Os encontros são temáticos e divididos em duas partes. Na parte teórica, será discutida a história de cientistas e do panorama sociocultural do qual emergiram ideias e experimentos que são hoje ensinados em sala de aula, nas áreas de Biologia, Química, Física e Astronomia. Na prática, serão feitas atividades que podem ser reproduzidas em sala de aula. “Apesar de ser história da ciência, devemos nos lembrar de que é essencialmente história do homem.”

As inscrições estão abertas até 23 de março. As aulas serão às quartas-feiras, de 25 de março a 17 de junho, das 14h às 16h50.

O Centro de Ciências da UFJF fica localizado na rua Visconde de Mauá 300, no bairro Santa Helena.

Outras informações: (32) 3229-7606/ 5923 (Centro de Ciências -UFJF)