Professor Manuel Palácios em atividade no Caed, onde atua como coordenador, nesta quarta, 4 (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Professor Manuel Palácios em atividade no Caed, onde atua como coordenador, na quarta-feira, dia 4 (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Com atuação há mais de 15 anos na área de gestão da educação pública, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Manuel Palácios, 58 anos, foi o nome escolhido para ser o novo secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

A nomeação deverá ser publicada dentro de duas semanas no Diário Oficial da União. A secretaria terá função estratégica nos próximos anos. A presidenta Dilma Rousseff, no discurso de posse do segundo mandato, ressaltou que a educação, em especial os ensinos fundamental e médio, será uma das prioridades da gestão. Palácios substituirá a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Maria Beatriz Luce.

Segundo Palácios, a coordenação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/UFJF) foi certamente sua principal credencial para chegar à secretaria. “Não há dúvida de que será um desafio muito grande e sinto-me orgulhoso do trabalho que realizei na Universidade. O Caed tem importância nacional, e o Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, na UFJF, é um dos destaques entre os trabalhos realizados”, comentou.

O professor já ocupou nos anos de 2006 e 2007 o cargo de secretário de Educação Superior. Brasília já aguarda o novo secretário para as primeiras reuniões, na próxima semana, com Maria Beatriz e o ministro, Cid Gomes, sobre as prioridades do setor, como por exemplo, a valorização profissional dos docentes e a base curricular nacional. A Secretaria de Educação básica é responsável pela formulação das políticas que alcançam a educação infantil e o ensino médio. Ela trabalha em conjunto com os estados e municípios – principais executores pela educação básica no país. “Por isso, é muito importante estabelecer várias frentes de apoio”, resumiu o professor.

Apesar da graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/1978), ciências sociais e sociologia da educação foram o foco das suas demais especializações. Em 1991 – mesmo ano em que iniciou a docência na Faculdade de Educação da UFJF –  conquistou o título de Mestre em Ciência Política e, em 1997, o doutorado em Sociologia, ambos pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Entre as linhas de pesquisa trabalhadas por Palácios, estão avaliação e medidas educacionais e desigualdade de oportunidades educacionais.

Fundador e coordenador do Caed, Palácios entregará o cargo nesta sexta-feira, 6. “Quando o meu tempo de contribuição com a Secretaria de Educação Básica terminar, quero voltar para o Caed”, disse o novo secretário.

Outras informações: (32) 4009-2000 (Caed)