quimica-analítica-24h Foto Caíque Cahon.jpg

Laboratório de Grupo de Química Analítica e Quimiometria da UFJF (Foto: Caíque Cahon)

Pão de queijo industrial, bala de caramelo, massa de bolo e chocolate. Por serem produtos altamente consumidos pela população, foram selecionados por pesquisadores do Grupo de Química Analítica e Quimiometria (GQAQ) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para testar um novo método para análise de gorduras trans em alimentos. Os resultados desta pesquisa serão apresentados na Pittcon, conferência que acontece em março nos EUA. Este é mais um reflexo do trabalho do GQAQ, que é reconhecido por aperfeiçoar e criar procedimentos analíticos mais eficientes.

Segundo Brenda Lee Simas Porto, doutoranda em Química na UFJF e membro do GQAQ, “se uma criança consome um alimento que contém altos níveis de gorduras trans, ela tem grandes chances de chegar à fase adulta com alguma enfermidade cardiovascular ou metabólica, por causa do aumento do colesterol ruim. Daí a importância da pesquisa: ao criarmos um método mais rápido e fácil de análise, possibilitamos um controle mais efetivo dos níveis de gordura trans nesses produtos.”

A Eletroforese Capilar (CE), técnica utilizada pelo grupo em alternativa à já tradicional Cromatografia Gasosa com Detector por Ionização de Chama (GC-FID), ganha destaque pela sua eficiência. O coordenador do grupo, Marcone Augusto Leal de Oliveira, cita como vantagens da CE a redução do custo, a alta frequência analítica, ou seja, o aumento do número de análises que podem ser realizadas por hora e a redução de etapas e uso de reagentes, fazendo com que o processo atenda às expectativas dos pesquisadores. “Nós testamos os dois métodos e, por meio de uma comparação estatística, percebemos que os resultados obtidos por ambos não apresentavam diferenças significativas”, esclarece.

CromatografiaWEB

eletroforese02

De acordo com Brenda, a principal vantagem da utilização da eletroforese capilar, com foco nos ácidos graxos trans, está relacionada ao tempo de análise: a técnica reduziu o tempo de 6 horas para 1,6 horas.

ESQUEMA-DE-PREPARAÇÃO

Mais resultados expressivos

O grupo também desenvolve pesquisas envolvendo outras técnicas analíticas em diferentes matrizes. Em recente estudo, um novo procedimento foi aprimorado para auxiliar a pesquisa da Embrapa Gado de Leite envolvendo ácidos graxos trans benéficos para o nosso organismo, que visa o aumento da concentração desses componentes na carne e leite de ruminantes. O GQAQ foi capaz de aprimorar o método através da mudança de diversas variáveis do procedimento, dando enfoque para a identificação de dois componentes de interesse, o que garantiu maior precisão e frequência analítica, além da redução de custos e tempo de análise, que partiu de 200 minutos, na técnica tradicional, para 7 minutos, na desenvolvida pelo grupo.

O processo é de interesse da Embrapa, pois auxilia na realização de análises mais rápidas e baratas para detectar se houve ou não o aumento da concentração de dois isômeros (substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular) dos chamados CLAs (Ácidos Linoleicos Conjugados), que apresentam destacada função biológica. O cis-9, trans-11 atua como anticarcinogênico, enquanto o trans-10, cis-12 auxilia na redução de gordura acumulada.

Outras informações:  (32) 2102-3310 (Grupo de Química Analítica e Quimiometria)