Neste sábado, 1º de novembro, tem início a campanha Novembro Azul, que promove a luta contra o câncer de próstata. Dentro do calendário de ações, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, no dia 8, um mutirão para exames e palestras, além de agendamentos ao longo do mês. As ações serão realizadas na unidade do HU do Bairro Dom Bosco, das 7h às 12h, pela equipe de urologia, em parceria com a Liga Acadêmica de Urologia e o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital.

Serão ministradas palestras sobre a importância dos exames de próstata, além de disponibilização dos exames de PSA, a serem feitos antes da consulta. O câncer de próstata é o tipo de tumor mais frequente em homens, representando quatro em cada dez casos da doença na população masculina brasileira.

De acordo com a Presidente da Liga de Urologia da Faculdade de Medicina da UFJF, Aline Pavani, esse dia é especialmente importante para a população que não tem o hábito de se consultar regularmente com o urologista. O objetivo do Novembro Azul é que a população masculina ganhe sempre mais consciência da eficácia da prevenção para a saúde, assim como já acontece com o Outubro Rosa, voltado para as mulheres.

O exame de PSA mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Se o resultado mostrar que está acima do normal, isso significa alteração na glândula e o médico recomendará outros exames para determinar a melhor forma de tratamento. Segundo o urologista do Centro Viva Vida de Referência Secundária, Augusto de Azevedo Barreto, “o exame é importante porque acompanha a evolução da glândula prostática podendo detectar tumores e infecções agudas na próstata. Além deste, o exame de toque retal também é de extrema importância, agindo de forma complementar junto ao de PSA”.

Os interessados podem fazer o agendamento e consultar as orientações para os exames através do telefone 4009-5350.

Campanha em Governador Valadares

A Gerência de Saúde, Segurança e Bem-Estar do Campus Avançado da UFJF em Governador Valadares programa oficinas para o servidores, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a prevenção à doença. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade do exame para um possível diagnóstico e tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas de manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. A maioria dos casos, cerca de 75%, acontecem em homens com mais de 65 anos. Os riscos de morte diminuem quando a doença é diagnosticada e tratada no início. As oficinas, em Governador Valadares, acontecem no dia 21 de novembro, às 14h, na unidade Pitágoras.