Marina Spoladore venceu o Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella em 2004 e em 2008 (Foto: Divulgação)

A pianista Marina Spoladore, vencedora de duas edições do Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, protagoniza o concerto do mês do Clássicos Pró-Música. A apresentação marca, também, a abertura da 18ª edição do concurso, realizado pelo Centro Cultural Pró-Música/UFJF. O concerto de abertura acontece nesta sexta-feira, dia 24, às 20h, com entrada franca. As provas públicas do concurso serão realizadas nos dias 25 e 26, a partir das 9h, no Teatro Pró-Música/UFJF.

Para a noite duplamente especial, a pianista escolheu obras de períodos e estilos variados, que apresentam parte de seu interesse dentro do vasto repertório pianístico. O objetivo, explica, é proporcionar uma visão mais abrangente das várias possibilidades da técnica pianística.

“Realizar o recital de abertura é uma responsabilidade e tanto, pois diz muito sobre minha maneira de pensar a música e a arte e, consequentemente, minha forma de refletir sobre a expressão artística dos pianistas participantes do concurso.” Entre as obras escolhidas estão “Rondó op. 51 nº 2 em Sol Maior”, de Beethoven; “Novelettes”, de Francis Poulenc; “Dansas Brasileiras”, de Cláudio Santoro; “Balada nº 2”, de Franz Liszt; e “Choros nº 5- Alma Brasileira”, de Heitor Villa-Lobos.

Vencedora do concurso em 2004 e em 2008, Marina comenta que foram grandes conquistas, nos sentidos musical, profissional e pessoal. “Crescemos muito quando entramos no palco, colocamos nossos nervos, nossa dedicação e nosso talento à prova. Sempre se ganha com essa experiência. Não há nada que supere o amadurecimento proporcionado por um concurso, em termos de performance musical. Acho que os verdadeiros adversários são as próprias limitações dos candidatos. Elas é que serão vencidas, antes de qualquer prêmio.”

O concurso

Candidatos de várias partes do país participam da seleção, que destina R$ 6,5 mil em prêmios às melhores performances ao piano. Os inscritos, divididos em duas categorias de acordo com a idade, serão submetidos a duas provas, ambas eliminatórias.

Na categoria até 35 anos, os prêmios são de R$ 2.500 e R$ 1.500 para o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Na segunda faixa (até 21 anos), os valores destinados são de R$ 1.500 e R$ 1 mil para os vencedores. O Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella mantém os objetivos de incentivar e apoiar aqueles que se dedicam ao estudo de piano, estimular e descobrir novos talentos, além de promover o intercâmbio entre instrumentistas de várias partes do país.

Outras informações: (32) 3216-4787 (Assessoria Pró-Música-UFJF)