Inscrições devem ser feitas até as 14h do dia 17

Inscrições devem ser feitas até as 14h do dia 17

Os interessados em ingressar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem ficar atentos. Terminam na próxima sexta-feira, dia 17, as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) referente ao ano de 2015. São ofertadas 1.152 vagas para Juiz de Fora, em 59 graduações com entrada direta, e 250 para Governador Valadares, em dez opções. O Pism contempla 30% das oportunidades, as demais são disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem. Confira as dicas e dúvidas sobre o Pism abaixo.

Onde realizar a inscrição e até quando

As inscrições terminam nesta sexta-feira, 17. Os candidatos têm até as 14h da data limite para preencherem o formulário no site da Copese. Nessa página, o interessado encontra um Roteiro de Instruções para facilitar a candidatura.

Pagamento da taxa de inscrição só pode ser efetuado no Banco do Brasil

O pagamento da taxa, no valor de R$ 85 ou R$ 42,50 (para quem obteve isenção parcial), também deve ser feito até sexta-feira e somente no Banco do Brasil. Aqueles que obtiveram isenção integral da taxa possuem o mesmo prazo para se inscrever pelo site.

Comprovante Definitivo de Inscrição

O Comprovante Definitivo de Inscrição para todos os módulos do Pism será disponibilizado para o candidato no site da Copese a partir das 11h, do dia 10 de dezembro de 2014.

O que fazer em caso de perda do comprovante de inscrição

Quando o candidato estiver fazendo inscrição deve ficar atento ao código de acesso e ao número de referência. Antes de imprimir o boleto, estes números vão aparecer na inscrição. O estudante deve anotá-lo. Isso garante o acesso ao Pism, caso ele perca o comprovante de inscrição.

Datas e locais das provas

As provas serão nos dias 14, 15 e 16 de dezembro para todos os três módulos, com questões objetivas, no primeiro dia, e dissertativas, nos demais. Os locais das provas constarão no Comprovante Definitivo de Inscrição, que deverá, obrigatoriamente, ser acessado e impresso pelo candidato, por meio do site da Copese. A UFJF não enviará o Comprovante Definitivo de Inscrição pelos Correios e nem o entregará pessoalmente.

Inscrições para os três módulos do Pism são para os dois campi (Juiz de Fora e Valadares)

São ofertadas 1.152 vagas para Juiz de Fora, em 59 graduações com entrada direta; e 250 para Governador Valadares, em dez opções.

Cidades onde serão aplicadas as provas

As provas dos três módulos serão realizadas nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares e Muriaé; e no município fluminense de Volta Redonda. O candidato somente poderá fazer as provas no local indicado no Comprovante Definitivo de Inscrição. Além disso, aquele que não comparecer às provas nos dias, horários e locais indicados no Comprovante Definitivo de Inscrição terá a sua inscrição automaticamente cancelada.

Sistema de cotas para o Pism

Das vagas destinadas para o Módulo III do Pism, 50% delas ficam reservadas, em cada um dos cursos, para os egressos de escolas públicas, nos termos da Resolução 13/2012, do Conselho Superior da UFJF. Poderão candidatar-se pelo Sistema de Reserva de Vagas os candidatos que tenham cursado a totalidade do ensino médio em escolas públicas. A comprovação do cumprimento do disposto dar-se mediante apresentação, quando do ato de matrícula, do histórico escolar. Além disso, há cotas que levam em consideração a renda familiar e as diferentes etinias. Estas são ofertadas de forma diferente, pois dependem do número de vagas disponíveis de cada curso.

Quem pode se matricular no Pism 1, 2 e 3

A participação dos candidatos no Pism se dará em três módulos, caracterizando-se um Triênio, a saber:

Módulo I: o candidato deve estar regularmente matriculado na primeira série do ensino médio ou na segunda série de curso técnico cuja duração seja de quatro anos, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou outra modalidade supletiva;

Módulo II: o candidato deverá ter participado do Módulo I e estar regularmente matriculado na segunda série do ensino médio ou na terceira série de curso técnico cuja duração seja de quatro anos;

Módulo III: o candidato deverá ter participado do Módulo II e estar regularmente matriculado na terceira série do ensino médio ou na quarta série de curso técnico cuja duração seja de quatro anos.

Será vedada a inscrição no Módulo I do Pism ao candidato que tenha concluído o ensino médio, técnico ou equivalente. Além disso, para participar do Pism, o candidato deverá inscrever-se, obrigatória e anualmente, no Módulo do Pism correspondente.

Quem não se enquadra no Pism 1, 2 e 3 como pode ingressar na UFJF

O Pism contempla 30% das oportunidades, as demais são disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem.

Cursos que exigem habilidade específica

A prova de habilidade específica para os cursos de Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo verificar a aptidão de noções de composição, espacialidade e representação gráfica.

Para o Bacharelado em Música, o candidato deverá indicar a modalidade que deseja cursar (Canto; Flauta Transversal; Piano; Violão; Violino; Violoncelo e Composição Musical) no ato da inscrição, estando tal escolha vinculada à prova de habilidade específica. Estes exames para ingresso no Curso de Licenciatura em Música têm por objetivo avaliar a formação musical do candidato, bem como a sua possibilidade de expressão artística em um instrumento musical (incluindo-se o canto).

A prova de habilidade específicas para a Música é constituído por duas etapas: prova de teoria e percepção musical, que avalia os conhecimentos teórico-musicais do candidato, bem como sua capacidade em lidar com esses conhecimentos básicos; e prova de prática musical, que avalia a capacidade do candidato expressar-se musicalmente por meio de um instrumento musical de sua livre escolha, incluindo-se o canto.

Já a prova de teoria e percepção, de teor e forma comuns a todos os candidatos de Licenciatura em Música e de Bacharelado em Música, será composta de questões objetivas, algumas das quais a serem possivelmente respondidas com base na audição de trechos musicais gravados. Durante a realização dessa prova, o candidato não poderá portar instrumento musical ou aparelho eletrônico.

Atendimento especial

Como em todas as edições, a UFJF oferecerá atendimento especial ou diferenciado a candidatos que solicitarem, como pessoas com deficiência, gestantes, acidentados. Para isso, os estudantes têm que, no ato da inscrição, sinalizar tal demanda, mesmo aqueles que participaram dos módulos I e II no ano passado. O formulário de requerimento de atendimento especial está disponível no site da Copese com o edital do Pism 2015.

Outras informações: (32) 2102-3978/ 3911 (Central de Atendimento)

Copese

vestibular@ufjf.edu.br

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud