Na Feira de Ciências do ICE, alunos e professores interagem no desenvolvimento da ciência. (Foto: Natália Ferreira)

Na Feira de Ciências do ICE, alunos e professores interagem no desenvolvimento da ciência. (Foto: Natália Ferreira)

A 25ª edição da Feira de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aconteceu nesta terça-feira, dia 14, no Instituto de Ciências Exatas (ICE). O tradicional evento, realizado pelo departamento de Física, teve a participação de mais de 350 alunos da região, incluindo escolas de outros municípios como São João Nepomuceno e Santos Dumont.

O evento foi dividido em duas partes, com acontecimentos distintos de manhã e de tarde. Nas primeiras horas do dia, os alunos do ensino fundamental, que têm menor contato com a área científica, participaram da Mostra de Ciências, com visitas aos laboratórios do ICE. Às 10h30, já mais voltado para o ensino médio, o professor Fuad Daher Saad, da Universidade de São Paulo (USP) ministrou a palestra “O show da Física”.

No período da tarde, a partir das 13h30, houve a apresentação e a avaliação dos 85 trabalhos inscritos pelos estudantes das 14 escolas participantes. Professores e alunos do departamento de Física deram notas aos trabalhos, que foram divididos nas categorias A (do 2º ao 5º ano); B (do 6º ao 9º ano) e C (do ensino médio). Os três melhores de cada categoria foram premiados.

Felipe Rocha, estudante do ensino médio da Escola Estadual Fernando Lobo, que apresentou o projeto Usina Arco Voltaico, diz se sentir estimulado ao aprendizado com a Feira de Ciência. “Muitas vezes a gente fica só estudando, dentro da sala, e essa é a oportunidade de usar esse aprendizado na prática”, destacou, enquanto explicava seu projeto. Já Maressa Esmério, aluna da Escola Estadual Henrique Dumont, que participou do projeto Aterro Sanitário, elogiou o Show da Física, apresentado pelo professor convidado.

Fabio Zappa

Professor da UFJF, Fabio Zappa,um dos organizadores da Feira fala sobre a importância de buscar novas alternativas para o ensino da ciência. (Foto: Natália Ferreira)

O professor do departamento de Física e um dos organizadores do evento, Fabio Zappa, ressaltou que a feira vai além da aplicação dos conceitos científicos. “A iniciativa valoriza o trabalho do professor na escola, que busca técnicas alternativas de ensinar ciência. E, por outro lado, os alunos vindo aqui e conhecendo o ambiente universitário despertam a vontade de estudar, se dedicar ao Pism ou ao Enem”, destacou. Além disso, a UFJF cumpre seu papel de extensão, um dos pilares de uma universidade trazendo a sociedade para dentro de seus domínios.

Dos trabalhos premiados, o vencedor da categoria C, dos alunos de ensino médio, chamou a atenção dos organizadores. Trata-se de um estudo sobre a inclusão social por meio do ensino de física. “Eles desenvolveram e apresentaram um trabalho de como se explica certos conceitos de física em linguagem de sinais, e os comentários dos avaliadores foram muito positivos”, contou o professor.

Veja a programação completa da Semana do ICE

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud