Os pesquisadores Antonio Colchete, da pós-graduação em Ambiente Construído da UFJF e seu convidados da universidade de Berkeley, Mehran Madani. (Foto: Stefânia Sangi)

Os pesquisadores Antonio Colchete, da pós-graduação em Ambiente Construído da UFJF e seu convidados da universidade de Berkeley, Mehran Madani. (Foto: Stefânia Sangi)

O Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (Proac) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai promover na próxima quinta-feira, dia 9, uma palestra com o professor da Universidade de Berkeley (EUA), Mehran Madani. O tema da palestra é Paisagismo Urbano: Interferências, e Madani vai trabalhar a história dessa modalidade de estudo dentro da arquitetura, além de discutir as ideias e pensamentos mais recentes relacionados à área. A palestra, aberta a todos os interessados, ocorre no auditório da Faculdade de Engenharia, no prédio Itamar Franco, a partir das 17h.

Para Madani, o foco da investigação das duas disciplinas, Arquitetura da Paisagem e Urbanismo, está muito próxima da arquitetura como um todo, pois ambas sugerem novas formas de planejamento urbano, considerando a arquitetura da paisagem da cidade, em vez de apenas construir prédios e construções verticais. “É importante que os alunos estejam por dentro dessas novas teorias, para que possam conectá-las com o curso e com os projetos que eles têm e vão ter daqui em diante”, afirma Madani.

Segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Antonio Colchete Filho, “o que interessa é entender qual a natureza dos nossos espaços públicos, como as pessoas se relacionam com esses espaços e como melhorar a vida coletiva. São campos de estudos que pertencem aos arquitetos e paisagistas, mas também a todos os cidadãos que vivem e transitam por esses espaços”. Ele também explica que a vinda de um pesquisador estrangeiro é sempre importante, porque oferece formas de pensar que podem agregar às pesquisas conduzidas aqui, além de trazer insumos para se inovar e, sobretudo, criar uma rede de relações que permita a internacionalização das pesquisas em geral.

Mehran Madani é engenheiro formado no Irã (Universidade de Shiraz, 1994), com mestrado em Arquitetura Paisagística no Canadá (Universidade de Toronto, 2005) e Doutorado em Design nos Estados Unidos (universidade de Washington, 2012). Tem experiência na área de comunicação visual, no desenvolvimento de projetos de desenho urbano e paisagismo sustentável.

Outras informações:

mestrado.aconstruido@ufjf.edu.br

(32) 2102-3405

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud