Time argentino venceu a primeira partida, UFJF levou a segunda e o set desempate (Foto: Twin Alvarenga)

Time argentino venceu a primeira partida, UFJF levou a segunda e o set desempate (Foto: Twin Alvarenga)

A UFJF venceu o Desafio Brasil x Argentina de Vôlei, disputado terça-feira, 30, e quarta, 1º, no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). A equipe juiz-forana ganhou o segundo jogo do torneio por 3×1 (21×25, 27×25, 25×20 e 25×19), empatando o Desafio em 1×1, já que a primeira partida havia sido conquistada pelo UPCN, tricampeão argentino, campeão sul americano em 2013 e terceiro colocado no Campeonato Mundial de Clubes em 2014. Com o empate, foi disputado um set extra logo após a segunda partida. E o set foi vencido por 25×23 pela UFJF, que sagrou-se campeã do Desafio Brasil x Argentina de Vôlei.

A UFJF começou o segundo jogo da competição com Rodrigo (levantador), Bergamo (oposto), Manius e Sérgio (ponteiros), Ialisson e Victor Hugo (centrais) e Tatinho (líbero). Também entraram Xuxa (levantador), Alemão (oposto), Daivison (ponteiro) e Tarcísio (central). O líbero Fábio Paes não foi relacionado por ter se contundido na primeira partida do Desafio. Fábio sofreu um estiramento grau 2 no músculo da panturrilha esquerda e ficará duas semanas em tratamento. Já o UPCN iniciou a partida com Gonzalez (levantador), Uchicov (oposto), Bengolea e Peres Lopes (ponteiros), Ualas e Ramos (centrais) e Garrocq (líbero).

O técnico da UFJF, Chiquita, avaliou positivamente o Desafio Brasil x Argentina: “Foi uma experiência muito boa que tivemos, sobretudo em função do tipo de jogo proporcionado pelo time argentino. O UPCN é uma equipe que vende caro cada ponto, então nós tivemos que pensar e trabalhar bastante.” O treinador também destacou a melhora da equipe de Juiz de Fora da primeira para a segunda partida da competição: “Nós minimizamos os erros. Também mudamos o tipo de saque, saindo de um saque mais agressivo para o flutuante, que causou problemas para o adversário. Além disso, tivemos um volume de jogo melhor e soubemos trabalhar os ataques.”

Outro ponto positivo destacado por Chiquita foi o entrosamento do grupo: “Esta equipe havia feito  apenas  seis  jogos até então, todos pelo Campeonato Mineiro. Agora tivemos essas duas partidas contra o UPCN.  Nosso grupo está se juntando ainda, mas tem muitas condições técnicas de conseguir voos bem altos. E a vitória contra um time bom como o UPCN dá uma confiança maior para todos, em termos individuais e coletivos.”

Quadrangulares internacionais

O Vôlei UFJF viaja, no próximo domingo, para suas primeiras competições internacionais. A equipe juiz-forana foi convidada pelo Bolívar, um dos mais tradicionais times do Voleibol Argentino, para disputar dois quadrangulares: a Copa Ciudad de Bolívar e a Copa Ciudad de Almirante Brown. Além de Bolívar e UFJF, os quadrangulares contarão com Lomas (Argentina) e Bento Vôlei (Brasil). Alguns jogos serão transmitidos ao vivo pela televisão argentina. A UFJF retorna para Juiz de Fora no dia 12 de outubro, para finalizar sua preparação para as semifinais do Campeonato Mineiro, que serão realizadas no dia 18 deste mês.