Novos empreendedores poderão descobrir se suas ideias são economicamente viáveis em um evento inédito na cidade, desenvolvido pelo Google. Trata-se do Startup Weekend, que acontece de 26 a 28 de setembro, em todo mundo, inclusive em Juiz de Fora. Os interessados no tema ainda podem se inscrever por meio do site. A taxa de inscrição é de R$120.

O objetivo é avaliar quais ideias podem ser transformadas em novas empresas “startups”. Para isso, além dos próprios participantes, estarão presentes mentores, jurados, mídia, oradores, investidores, entre outros públicos. Mais de oito mil “startups” foram criadas através do evento em cerca de cem países.

O Startup Weekend é organizado por participantes de edições anteriores e tem o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt). Uma das organizadores desta edição, Kamila Cabral, explica a dinâmica dos três dias de evento. “Depois de escolhidas, através de uma votação, as melhores ideias passam por uma maratona de 54h de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback ou até mesmo um investimento em seu projeto.”

Segundo a diretora do Critt, Nádia Raposo, há por parte da UFJF um olhar especial para os eventos da cidade que trabalham a questão da inovação, independentemente se eles acontecem no campus ou não. “É papel da Universidade apoiar cada vez mais as atividades que estimulam a cultura do empreendedorismo e da inovação na região e, também, no Brasil como este evento mundial itinerante”, destaca.

O que é uma startup?

Uma “startup” é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica é o risco envolvido no negócio. São empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google, a Yahoo, também são consideradas “startups”.

Outras informações: (32) 2102-3435

http://www.eventick.com.br/swjuizdefora-set14?aff=UP+Community+Sites

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud