Aqui você encontrará obras relacionadas às temáticas sobre corpo, práticas corporais, cultura, sociedade, gênero, imagem corporal e Olimpismo, sempre com participação de algum integrante do NECOS.
Título: Corpos em movimento: imagens, gêneros e interculturalidades
Editora: Appris
Ano: 2019
Organizadores: Pedro Henrique Berbert de Carvalho; João Paulo Fernandes Soares; Marília Martins Bandeira.
Descrição: Nesta coletânea, os capítulos abordam eixos temáticos atuais, tais como: corporeidade, imagem corporal, transtornos alimentares e a atuação profissional em Educação Física nos programas de prevenção; relações de gênero nas práticas corporais e nos esportes; práticas circenses e de aventura; a interculturalidade das práticas corporais de nossas sociedades globalizadas em contextos como o olimpismo e a realidade indígena. A partir dessa pluralidade temática, os(as) autores(as) foram desafiados(as) a construírem seus textos com outros olhares sobre suas pesquisas, revisitando de maneira crítica objetos clássicos da área com linguagem inteligível ao público geral e acadêmico. As problematizações sobre a formação e atuação docente nos campos da Educação Física e das experiências corporais são uma interessante constante nos textos que compõem esta coletânea. Fica nosso convite aos(às) leitores(as) interessados(as) em tais temáticas para que se deixem surpreender pelas reflexões levantadas. Boa leitura!
Titulo: Estudos do futebol em perspectiva: interdisciplinaridade e produção do conhecimento
Editora: Jerônimo
Ano: 2018
Organizadores: Silvio Ricardo da Silva; Sarah Teixeira Soutto Mayor; Georgino Jorge de Souza Neto
Site: http://www.gefut.com.br/single.php?id=112&idioma=eng
Descrição: O livro que ora apresentamos nasce de um desafio posto aos membros do GEFuT/UFMG (Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas): aliar pesquisas finalizadas e em andamento produzidas pelo grupo nos últimos anos e agrupá-las em eixos temáticos que possam tanto permitir a divulgação de dados dos estudos realizados, quanto possibilitar uma problematização inter -relacional dos fenômenos ali abordados na perspectiva das ciências humanas e sociais. Em especial, os temas dispostos neste livro são oriundos de teses e dissertações, de projetos em andamento e de pesquisas realizadas coletivamente no grupo. O GEFuT, ao longo de sua existência, é responsável por diversas intervenções relacionadas à pesquisa acadêmica e à extensão universitária. O livro “Estudos do Futebol em perspectiva: interdisciplinaridade e produção do conhecimento” é um dos resultados dessa empreitada.
Título: (In)Satisfação corporal, Mulheres e Cirurgia Plástica Estética
Editora: Novas Edições Acadêmicas
Ano: 2017
Autores: Fernanda Dias Coelho, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Maria Elisa Caputo Ferreira
Descrição: Esse estudo surgiu a partir do momento em que verifiquei na minha atuação profissional o excesso de cuidados com o corpo por parte das mulheres. Dessa forma, procurei investigar os reais motivos que levavam essas mulheres à optarem por procedimentos cirúrgicos estéticos associados à prática de atividade física. Pude verificar diversos fatores como, aspectos socioculturais, preocupação com o parceiro afetivo, entre outros motivos. De qualquer maneira, a tecnologia avançou a fim de melhorar as condições de vida do sujeito. Entretanto, deve-se levar em consideração até onde isso pode se tornar prejudicial, colocando em risco a integridade do indivíduo. Cabe ao cirurgião plástico e aos demais integrantes de uma equipe de saúde, verificar as condições mentais do paciente de cirurgia plástica, uma vez que é elevada a prevalência de transtornos de imagem nessa população.
Título: Imagem corporal: Reflexões, diretrizes e práticas de pesquisa.
Editora: UJFJ
Ano: 2014
Descrição: As pesquisas relacionadas à imagem corporal vêm se destacando cada vez mais no cenário mundial, inclusive no Brasil, devido à supervalorização do corpo e à sua constante exploração pela mídia. Buscando refletir sobre os efeitos desta cultura em grupos plurais – tais como militares, deficientes visuais, gestantes, tatuados, esportistas, pessoas com obesidade, dentre outros – esta obra apresenta estudos feitos por diferentes pesquisadores da área em questão. Ademais, há capítulos dedicados aos desdobramentos da imagem corporal nas diferentes etapas da vida, abordando a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice. Os textos reunidos neste livro pretendem traçar direcionamentos para futuras pesquisas em imagem corporal, assim como contribuir para a discussão teóricometodológica pautada em situações concretas de investigação.