O projeto “Uma folia que passou em minha vida – crônicas da terceira idade em Juiz de Fora”, coordenado pela professora Cláudia Thomé, da Faculdade de Comunicação, teve o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFJF, que concedeu duas bolsas para estudantes da Facom que integraram a equipe.
Com painéis, palestras e rodas de conversa sobre o Carnaval, em parceria com o Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento da UFJF, o projeto de extensão em interface com a pesquisa desenvolveu atividades na Casa de Cultura da UFJF nos dois semestres de 2018.
Eles trocaram experiências com os participantes a respeito da tradição que envolve o Carnaval, da festa pagã que deu origem à folia de Momo até chegar aos dias atuais, passando, é claro, pelo Carnaval de Juiz de Fora. A história das fantasias de Carnaval não poderia ficar de fora do projeto. A professora Cristina Brandão explicou a origem das fantasias de Pierrot, Arlequim e Colombina.
O Projeto Folia contou ainda com a participação do professor Batista Coqueiral, com o tema “Escola de samba: espaço cultural, social e político.” Coqueiral é compositor e é o atual diretor pedagógico do Instituto Cultura do Samba, que promove, divulga e enaltece o samba em Juiz de Fora.
A ressignificação de memórias da folia na cidade contou ainda com a participação do rei e da rainha do carnaval da terceira idade de Juiz de Fora, dona Anézia e senhor Januário, que fazem parte do Bloco Recordar é Viver. O casal esteve presente na palestra sobre “Crônicas de Carnaval”, ministrada pela professora Cláudia Thomé, e colaborou com relatos sobre a folia na cidade e com fotos de arquivo pessoal, cedidas à pesquisa.
Quer saber mais sobre nosso projeto de extensão? Veja abaixo a repercussão em duas matérias feitas pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF.
Uma folia que passou em minha vida (22/05/2018)
“Folia” retorna para mais um semestre (14/08/2018)
Acesse também aqui o blog do projeto