Cronologia – Escola de Engenharia – Aspectos Gerais
(Página em construção)
1914
Em 17 de agosto de 1914 é criada a Escola de Engenharia de Juiz de Fora (EEJF) que tinha como objetivo o preparo de profissionais aptos para obras de engenharia em geral e em particular para obras referentes a eletricidade – hidráulica e estradas. Sua primeira sede (1914 – 1916) foi instalada na Rua Halfeld, 175 A. Tratava-se de um antigo casarão pertencente à família de Clorindo Burnier, um dos fundadores e primeiro diretor da Escola. Em decorrência de alteração na numeração da Rua Halfeld, ocorrida em 1915, a Escola de Engenharia passa a estar localizada no número 985.
ATA de criação da EEJF – 1914
Primeira sede da EEJF Clorindo Burnier
1915
Registro oficial de realização de defesas de teses e colação de grau da primeira turma (EEJF, 1915d). Ainda em 1914, formou-se a primeira turma de engenheiros de trabalhos públicos composto de seis graduandos, que trazia como lema “ILLUMINAT, SANAT ET CIVITATES INTER SE JUNGIT’ significando ILUMINAR, SANEAR E LIGAR CIDADES ENTRE SI. A conclusão do curso pela primeira turma em 1914, ano de fundação da escola, foi possível pelo fato dos alunos serem oriundos do Curso Politécnico, criado em 1909, que era oferecido pela Academia de Comércio.
Professores e alunos do segundo e terceiro ano da Escola de Engenharia de Juiz de Fora – 1914
1916
A sede da Escola se transfere para a Avenida Rio Branco, 2083. O título de Benfeitor da Escola é concedido ao então Presidente do Estado de Minas Gerais, Delfim Moreira, em virtude do apoio oferecido a instituição. (EEJF, 1916a).
1917
É aprovada a Lei Estadual nº 696, de 31 de agosto de 1917, que garante o reconhecimento institucional da Escola de Engenharia. A lei é assinada em 14 de setembro e publicada no “Minas Gerais” no dia 25.
1918
A EEJF é oficializada pelo Governo Federal, como associação civil, em janeiro de 1918. Os diplomas passam a ser reconhecidos. (Lei nº 3454 de 6 de janeiro de 1918. Art. 30). Neste mesmo ano, a Escola muda-se para a Avenida Rio Branco, 2040, ocupando um imóvel pertencente à Santa Casa de Misericórdia, permanecendo neste local até dezembro de 1959. A Congregação decide oferecer uma matrícula gratuita para o governo municipal, duas ao Estadual e duas ao Federal e admitir, por sua conta, este ano três alunos. (EEJF, 1918b).
Terceira sede da EEJF (1918 – 1960)
1920
Em 1920 o aparelhamento da Escola se intensifica. Além da importação de instrumentos científicos e laboratórios didáticos, a Escola recebeu uma coleção de mineralogia do Ministério da Agricultura e também equipamentos de fábricas e instalações nacionais. (EEJF, 1920b). As oficinas e os gabinetes de trabalho são reorganizados.
Laboratório de ensino de eletricidade da EEJF – Início dos anos 1920
1922
A partir de 1922, a Escola de Engenharia passa a ser subvencionada pelo Governo Federal, entretanto o valor do aporte de recursos financeiros variava de ano para ano.
1931
Em virtude da inexistência de espaço adequado para a instalação de equipamentos foi solicitado a prefeitura de Juiz de Fora o empréstimo do prédio anteriormente ocupado pela antiga Diretoria de Higiene para instalação das oficinas e dos gabinetes de trabalho da Escola de Engenharia. Em contrapartida, o prefeito solicitou a criação de um curso prático de mecânica anexo a escola para formação de operários da indústria e agricultura indicados por associações conservadoras.
Gabinetes e Oficinas da EEJF na Av. Getúlio Vargas, nº763 (1932-1967)
Oficina de carpintaria e mecânica da EEFJ – 1931
1943
Expansão da Fábrica de Aparelhos, conforme retratado no projeto do Engenheiro Deusdedit de Paula Teixeira Salgado, disponível no Arquivo Histórico da Prefeitura de Juiz de Fora. Neste período, a Escola de Engenharia passa a desempenhar funções de destaque na produção de instrumentos científicos.
1950
Em dezembro de 1950, por meio da Lei nº. 1254, a Escola de Engenharia foi integrada ao Sistema Federal de Ensino Superior do país, estando, portanto, apta a receber recursos federais. Em 1951, o nome “Partec” é utilizado para designar a antiga “Fábrica de Aparelhos”. Neste período, a Fábrica de Instrumentos Científicos transforma-se institucionalmente no Parque Tecnológico da Escola de Engenharia.
1960
Em janeiro de 1960, a sede da Escola de Engenharia muda para a Rua Visconde de Mauá, 300, onde hoje funciona o Colégio de Aplicação João XXIII. Ainda neste ano, a Escola foi integrada as Faculdades de Farmácia e Odontologia, Direito, Medicina e Ciências Econômicas pelo Presidente Juscelino Kubitschek, formando a Universidade de Juiz de Fora.
1973
Em 1973, a Faculdade de Engenharia é transferida para o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora. Alguns de seus laboratórios ainda permaneceram funcionando na Rua Visconde de Mauá.