Fechar menu lateral

LMD completa 20 anos de pesquisa na volta do presencial

Por Cristiane Turnes

 

O Laboratório de Mídia Digital (LMD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completou 20 anos em 2022, com o encerramento de alguns ciclos de pesquisas, desenvolvimento de novos estudos, publicações de artigos e participações em eventos.

 

O grupo interdisciplinar, que atua na interface entre Comunicação, Computação e Artes,  iniciou suas atividades em 2002, como um dos primeiros grupos de pesquisa da Faculdade de Comunicação (Facom) credenciado na plataforma do CNPq. Teve como primeiro nome Poéticas da Imagem Técnica e desde lá passou por muitas transformações, tanto em sua denominação quanto nas abordagens dos estudos realizados.

 

Atualmente, possui foco em mídias digitais audiovisuais e sonoras, abrangendo TV, Rádio e Internet, suas convergências, interfaces e perspectivas tecnológicas, narrativas e interativas.

 

Participações em eventos e publicações

 

O ano de 2022 foi marcado pela volta gradual das atividades presenciais de várias universidades. Eventos, congressos, aulas, dentre outras, se dividiram entre os formatos remoto, presencial e híbrido, que une os dois anteriores.

 

O retorno ao presencial no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora foi marcado por uma semana comemorativa dos 15 anos do programa. As atividades ocorreram juntamente das IX Jornadas Internas do PPGCOM. A integrante do LMD Luana Viana participou da mesa de encerramento “Ensino e Pesquisa em Comunicação: Trajetórias e perspectivas”, junto do professor Dr Aluízio Ramos Trinta (PPGCOM UFJF). Nas Jornadas, o mestrando Felipe Panisset apresentou parte da pesquisa que vem desenvolvendo: “Arqueologia transmídia na música: as óperas-rock da década de 1970”.

 

Ainda no presencial, a mestra Cristiane Turnes apresentou o trabalho “O YouTube live, digital e televisivo?: as características das transmissões online ao vivo”, orientado por Carlos Pernisa Júnior e Iluska Coutinho, no III Congresso TeleVisões, realizado em Niterói, na Universidade Federal Fluminense (UFF), e organizado pelo grupo de pesquisa TeleVisões.

 

 

Apresentações Luana Viana e Cristiane Turnes

 

 

Já no modo remoto, a professora Drª Luana Viana ministrou uma aula especial na Universidad de Extremadura, na Espanha, com o tema “Desafios da comunicação especializada em podcasting”. Luana também participou do debate “Lives Futuro da Pesquisa em Rádio”, junto da pesquisadora Nair Prata (UFOP), organizado pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom como parte de uma série de lives sobre o tema.

 

A doutoranda Monique Campos apresentou o trabalho “A condição pós-fotográfica no jornalismo: uma proposta de análise a partir das perspectivas teóricas da midiatização” no V Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. O seminário teve como tema: “Hipermidiatização, Intensificação e Aprofundamento da Midiatização? Aplicativos, plataformas, datatificação e algoritmos em debate”.

 

 

Live Luana Viana_Apresentação Monique Campos

 

 

E o coordenador do LMD Carlos Pernisa Júnior participou do 5º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies – A virtualização do novo ecossistema midiático, com o trabalho “Interatividade e imersão em narrativas pervasivas transmídia”. Como resultado dessa participação, Pernisa teve seu artigo publicado no E-book Linguagens, da Ria Editorial, editora portuguesa.

 

Foram realizadas mais duas publicações de livros com capítulos escritos por membros do grupo, estas em decorrência de participações em eventos de 2021.

 

No E-book “O Podcast e as Novas Dinâmicas dos Conteúdos Sonoros no Ambiente Digital”, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, a doutora Luana Viana é autora do capítulo “Podcasting e a nova ecologia de mídia” e a doutoranda Helena Amaral, junto da jornalista e pesquisadora associada do PPGCOM/UFJF, Marise Baesso, produziu o artigo “Jornalismo público em podcasts da Rádio Câmara JF: análise noticiosa do Resumo da Semana.” O livro, que além da versão digital também pode ser impresso sob demanda, é produto do encontro “Novas Dinâmicas dos Conteúdos Sonoros no Ambiente Digital”, organizado pelo Grupo de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, em Portugal.

 

E a mestra Cristiane Turnes é responsável pelo capítulo “Lives, Quarentena e YouTube: as transmissões ao vivo do canal ‘omeleteve’ na pandemia” do e-book “Comunicación y Pluralidad en un Contexto Divergente”, da editora espanhola Dykinson S.L. A publicação é fruto de sua participação na VI edição do evento Comunicación y Pensamento.

 

 

Publicações integrantes LMD_01

 

 

Ainda foram feitas publicações em revistas. Luana Viana, em parceria de Carlos Pernisa Júnior, publicou o artigo “True Crime em podcasts narrativos: o uso de formatos complementares ao áudio”, na Eco-pós – Etnografias da Mídia e do Digital, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ). Helena Amaral publicou na Radiofonias, Revista de Estudos em Mídia Sonora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, resenha do livro “The Power of Podcasting: Telling stories through sound”.

 

 

Publicações integrantes LMD_02

 

 

O grupo também teve a “HQWeek!- HQs, tecnologias digitais e inclusão social 2021”, 2ª edição do seminário promovido pelo LMD, indicado ao 34º Troféu HQMIX na categoria evento.

 

No novo processo de adaptação, as reuniões semanais do laboratório continuaram sendo realizadas online, às segundas-feiras, às 18h30. Interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail lab.midiadigital@ufjf.br ou pelo Instagram do grupo @lab.mídiadigital.

 

 

Defesas

 

O ano também foi de encerramento de ciclos. Cristiane Turnes defendeu sua dissertação de mestrado “O ao vivo no YouTube: a construção de narrativa e interação nas lives do canal ‘omeleteve’” e Luana Viana foi a primeira discente a defender uma tese de doutorado no PPGCOM/UFJF, com seu trabalho “Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autora”. As duas pesquisas foram orientadas pelo professor do PPGCOM e líder do LMD Carlos Pernisa Júnior.

 

O trabalho de Cristiane estuda o conteúdo audiovisual realizado ao vivo nas mídias digitais, através do canal no YouTube do site de entretenimento e notícias de cultura pop Omelete. Investigando o uso das lógicas narrativas e linguagens dessas mídias, a pesquisadora procura compreender a construção narrativa, de linguagem e interação dessas produções.

 

A tese de Luana estuda o que ela denomina de jornalismo narrativo em podcasting. A pesquisadora busca identificar e entender as estratégias utilizadas pelo narrador que potencializam a experiência imersiva do ouvinte, levando em conta que o áudio é imersivo por essência, e nesse contexto, o narrador também é jornalista e personagem da história. Para isso analisa o podcast “O caso Evandro”, produzido pelo professor Ivan Mizanzuk.

 

 

20 anos LMD

 

O Laboratório de Mídia Digital realizou evento comemorativo dos 20 anos do início das atividades do grupo. O encontro ocorreu na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os membros do grupo apresentaram seus estudos e os projetos desenvolvidos no laboratório.

 

 

Evento em comemoração aos 20 anos do LMD reuniu integrantes do grupo, convidados(as) e alunos(as) e professores(as) da Facom e do PPGCOM.

Evento em comemoração aos 20 anos do LMD reuniu integrantes do grupo, convidados(as) e alunos(as) e professores(as) da Facom e do PPGCOM.

 

 

Atualmente o LMD tem realizado pesquisas relacionadas a “Ambientes Imersivos”, envolvendo estudos sobre: Metaverso; TV 3.0; Rádio Digital Expandido; Narrativas pervasivas e Audiovisual em ambientes de rede.

 

 

Confira abaixo as publicações realizadas pelos integrantes do LMD em 2022:

 

– Podcasting e a nova ecologia de mídia. E-book “O Podcast e as Novas Dinâmicas dos Conteúdos Sonoros no Ambiente Digital”. Imprensa da Universidade de Coimbra –  Luana Viana.

 

Link: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/283

 

– Jornalismo público em podcasts da Rádio Câmara JF: análise noticiosa do Resumo da Semana. E-book “O Podcast e as Novas Dinâmicas dos Conteúdos Sonoros no Ambiente Digital”. Imprensa da Universidade de Coimbra -Helena Amaral e Marise Baesso

 

Link: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/283

 

– Lives, Quarentena e YouTube: as transmissões ao vivo do canal “omeleteve” na pandemia. E-book: “Comunicación y Pluralidad en un Contexto Divergente”. Dykinson S.L.- Cristiane Turnes Montezano

 

Link:https://www.dykinson.com/libros/comunicacion-y-pluralidad-en-un-contexto-divergente/9788413779232/

 

– O YouTube Live, digital e televisivo?: as características das transmissões online ao vivo. III Congresso TeleVisões- Cristiane Turnes Montezano, Carlos Pernisa Júnior e Iluska Coutinho

 

Link: https://drive.google.com/file/d/1bjBP_8ses1LcDxIJ36BQRubnDVtbXSZp/view

 

– Interatividade e imersão em narrativas pervasivas transmídia. E-book: “Linguagens”. Ria Editorial – Carlos Pernisa Júnior

 

Link: http://www.riaeditorial.com/index.php/linguagens/

 

– True Crime em podcasts narrativos: o uso de formatos complementares ao áudio – Eco-pós – Luana Viana e Carlos Pernisa Júnior

 

Link: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/issue/view/1296

 

– Resenha: The Power of Podcasting: Telling stories through sound, Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Helena Cristina Amaral Silva

Link: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5362/5088