Dissertação de Cristiane Turnes analisa o “ao vivo” no Youtube com o estudo das lives do canal “omeleteve”

cris banca mestrado- BANNER SITE LMD

Por: Monique Campos

A integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Mídia Digital (LMD), Cristiane Turnes Montezano, defendeu sua dissertação O Ao Vivo no Youtube: a construção de narrativa e interação nas lives do canal omeleteve’”. Orientada pelo professor do PPGCOM e líder do LMD, Carlos Pernisa Júnior, a pesquisa teve como banca examinadora as professoras Edna Mello (Unifesp) e Iluska Coutinho (UFJF). A defesa aconteceu de modo remoto na tarde do dia 10 de maio, por meio da plataforma Google Meet.

A pesquisa objetiva compreender a construção narrativa, de linguagem e interação da produção audiovisual realizada ao vivo na plataforma Youtube pelo canal do site de entretenimento e notícias de cultura pop Omelete, canal que tem o nome de omeleteve. Cristiane Turnes investiga o uso das lógicas narrativas e linguagens das mídias digitais nessas produções ao vivo e também como a lógica televisiva está inserida nas dinâmicas das lives realizadas no omeleteve.

O canal é um dos pioneiros da produção de conteúdo de formato audiovisual ao vivo no meio digital, aspecto que motivou a investigação. A pesquisadora parte dos conceitos de narrativa, ambiência digital, interação, TV, da instância do ao vivo e também de estudos sobre a plataforma Youtube. Assim, busca compreender como o canal omeleteveconstrói as narrativas de seus vídeos e explora as formas de interação com os espectadores. A integrante do LMD analisa as adaptações das dinâmicas do ao vivo televisivo para a plataforma Youtube, as formas de inserção da interação dos espectadores, os discursos de convites à participação, os engajamentos da audiência e as performances de apresentação.

A metodologia utilizada na pesquisa é a Análise da Materialidade Audiovisual, desenvolvida pela professora Iluska Coutinho no âmbito do grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual NJA. Cristiane Turnes dá atenção, portanto, ao estudo adaptado do objeto, com a construção de eixos temáticos de análise a partir da observação, leitura e interpretação do canal omeleteve.  A pesquisadora estuda os elementos que compõem a produção audiovisual nas lógicas das mídias digitais, como interfaces, o site, espaços de chat e outros vídeos que dialogam com o conteúdo das lives do canal estudado.

Os resultados dessa investigação permitiram compreender que a narrativa no ciberespaço utiliza-se de estratégias conhecidas, mas também busca construir modelos com características próprias, desenvolvendo aspectos de condução e provocação particulares ao meio em que se encontram, conforme destaca a integrante do LMD. Quanto à interação, Cristiane afirma que é possível notar que a narrativa no ciberespaço possui singularidades nesses audiovisuais quando e se implementados os recursos da Web. A observação de audiovisuais que fazem uso da Web é um primeiro passo, que já aponta caminhos e possibilidades efetivas e bem sucedidas de seu uso e para pensarmos nesse emprego de modo mais amplo e significativo, mostrando que é possível, de modo orgânico, complementar a narrativa e torná-la interativa com elementos presentes no meio digital. Porém, há muito que precisa ser estudado e compreendido, pois ainda parece ser um desafio o uso mais intenso, aproveitando toda a potencialidade permitida pelo digital, completa.

apresentacao_CrisTurnes_mestrado

Trajetória de pesquisa sobre o Youtube

O interesse da pesquisadora pela plataforma YouTube teve início ainda na graduação, a partir de um projeto de iniciação científica do qual participou, integrando o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual, o NJA. Cristiane conta que foi percebendo o YouTube como um espaço muito interessante para entender e pensar a criação de audiovisual realizada na Internet. Das curiosidades e percepções advindas do projeto de iniciação científica, veio a ideia para desenvolver  o seu trabalho de final de curso: uma pesquisa sobre o canal no Youtube Nostalgia. Transmitir-se para informar: o formato YouTuber como possível modelo de divulgação científica na internet” é o título do TCC que se volta para a análise da plataforma digital bem como do formato e linguagem YouTuber.

Entre as atividades desenvolvidas durante o percurso do mestrado em Comunicação, Cristiane Turnes participou e publicou artigo no VI Congreso Internacional Comunicación y Pensamiento organizado e sediado pela Universidade de Sevilla no ano de 2021. O evento teve como tema principal La revolución de los prosumers: youtubers e instagramerse foi realizado de forma híbrida, sendo que as apresentações dos artigos se deram de forma assíncrona com o envio de gravações em vídeo para a plataforma YouTube e disponibilizadas nos canais do evento. Cristiane apresentou o artigo Lives, quarentena e YouTube: um estudo de caso das transmissões ao vivo do canal omeleteve, em que pontuou algumas percepções referentes à narrativa, linguagem e interação encontradas no seu objeto de pesquisa.

Esse evento foi uma oportunidade de saber como está a pesquisa internacional sobre a plataforma YouTube. Eu estava em pleno desenvolvimento do estado da arte, revela a integrante do LMD. Foi um congresso que, pela temática, já tinha uma possibilidade de dar um retorno interessante para a minha pesquisa. As perguntas que vieram sobre o meu trabalho me fizeram pensar sobre outras perspectivas sobre a pesquisa. Fazer perguntas aos pesquisadores, entender um pouco das questões que os outros pesquisam, foi uma troca importante, conta.