História da Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo

Na década de 40 houve um aumento significativo na demanda de profissionais que atuassem em área hospitalar devido a ocorrência da segunda guerra mundial, por esse motivo foram criadas 24 escolas de Enfermagem nesse período.

A Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo (EEHB) foi a terceira escola criada em Minas Gerais, fundada pelo interventor Dr. João Tavares Corrêa Beraldo em 1946, e recebeu esse nome em homenagem a sua esposa. A escola teve sua inauguração em Juiz de Fora em março de 1947 e tinha como finalidade implantar o mesmo modelo usado pela escola de enfermagem Anna Nery do estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano o curso já começou a funcionar com duas turmas, uma que se iniciou em março e outra em junho, porém o reconhecimento aconteceu após três anos, em julho de 1950, ano em que ocorreu a formatura dessas duas turmas, que ficaram conhecidas como “as pioneiras”.

As pioneiras: primeira turma de formandas da EEHB (turmas 1 e 2)

Inicialmente a escola se localizava em uma casa pequena no centro de Juiz de Fora, no entanto, com o aumento da procura pelo curso, houve a necessidade de fazer a troca por um local maior em 1949. Esses dois últimos locais ficaram conhecidos, respectivamente, como “Casa Verde” e “Casa Amarela” devido a pintura externa que apresentava.

Sobre a direção da EEHB é importante citar três grandes nomes da enfermagem brasileira, como: Celina Viegas, que foi a primeira diretora passando seu cargo para Dulce Glória Baptista de Oliveir,a que foi a segunda diretora tendo como vice Elizabeth Rombach, cujo nome foi homenageado na denominação do atual auditório da Faculdade de Enfermagem da UFJF.

Após a criação da Universidade Federal de Juiz de Fora em 1960, o médico Juscelino Kubitschek expressou seu desejo em incorporar à universidade a EEHB e outras faculdades como direito, engenharia, medicina, farmácia, odontologia, letras e filosofia. Em 1979 houve a incorporação do quadro social da EEHB ao Curso de
Enfermagem da UFJF. A última ata datada de reunião da diretoria da EEHB foi em 1978.

Para conhecer mais a respeito da história da EEHB, visite as publicações indicadas abaixo:

Criação e implantação da Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo gestão Celina Viegas

Emblemas e rituais: reconstruindo a história da Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo