Visita ao Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery

No dia 16 de junho de 2023 os alunos da disciplina “Introdução à Enfermagem”, juntamente à professores, TAE’s, bolsistas e voluntários visitaram o Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), na cidade do Rio de Janeiro.

Durante a visita, foram apresentadas por discentes e docentes a história da EEAN, além da exposição de diversos espaços como o Pavilhão de Aulas, Centro de Documentação e o próprio museu, que conta com um vasto acervo datado desde a década de 1920 que possui réplicas de uniformes, instrumentos de cuidado, mobiliário, estátuas, documentos, fotografias, insígnias e outros itens.

A Escola de Enfermagem Anna Nery surgiu no contexto do movimento sanitarista brasileiro do início do século XX, com o apoio financeiro da Fundação Rockefeller, iniciando o ensino de enfermagem de caráter técnico superior no Brasil e implantando o modelo Nightingale em nível nacional. O Pavilhão de Aulas da EEAN é prédio tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1987, constituindo patrimônio da Enfermagem no Brasil.

Alunos e funcionários da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora durante a visita ao Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN). Imagem/Reprodução: acervo pessoal.

Confira abaixo registros feitos durante a visita ao Museu da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN).