A lâmpada é um símbolo da Enfermagem, conforme destacado na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 218/1999. A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
Na Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo a lâmpada era um símbolo utilizado nas cerimônias de formatura. A “Dama da Lâmpada” consistia em atribuir o título à aluna que mais se destacava na turma. Para isso era considerado o desempenho da discente em trabalhos escritos e atividades práticas na avaliação de professores e demais colegas. Assim, a lâmpada é um emblema que propaga a imagem de modelo profissional a ser seguido (Toledo et al, 2008).
No acervo do Memorial da Faculdade de Enfermagem temos uma lâmpada que foi doada pela Profª Elisabeth Rombach. A referida lâmpada é feita de bronze e alumínio e contém as seguintes inscrições: “Homenagem da EEHB pela Mestra que és” e “Profª Elisabeth Rombach – Acervo FACENF 2015”.