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PIBID Matemática

Projeto:

Integração Escola-Universidade na Formação de Professores de Matemática e Computação

Coordenador:

               Prof. Dr. Marco Antônio Escher – Departamento de Matemática

Quantidade de bolsistas envolvidos:

               16

Supervisores:

           Profa. Amanda Fabri de Resende

            Prof. Marcílio Dias Henriques

Escolas de e respectivos bolsistas:

               Escola Estadual Duarte de Abreu – JF

Bruna dos Santos Costa Veiga                           

Gabriela Soares Benetello

Isabelle Vecchi Cyrino de Almeida                                

Júlia Maria Carvalho Santos                               

Karen Lourenço de Lima Holanda

Lourenço Rigolon Nerval                                    

Renan de Paula Oliveira                                     

Vinicius Quintiliano da Silva

               Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora

Danielle de Oliveira Campos 

Gustavo Lopes dos Reis                         

Katryne Karla Dutra Lopes                      

Livia Loures Marques                             

Marcos Vinicius de Almeida Silva            

Nívea Aimar Ferreira                              

Samara Matos de Campos                      

Walter Marcelo Gomes

 

Objetivos do projeto:

               Complementar a formação integral do estudante da Licenciatura em Matemática da UFJF tendo como base o conhecimento da dinâmica da escola e a utilização de recursos didáticos diversos, de tal maneira que interfira, contribua e vivencie a prática pedagógica da educação básica da rede pública.

Ações de formação:

1- Ambientação – Apresentação dos bolsistas aos supervisores e discussão das normas da escola, à comunidade escolar, aos estudantes da escola e familiarização dos bolsistas com o entorno escolar. Esta fase foi desenvolvida utilizando o preenchimento dos diários de campo, registros por fotos e conversas com pessoas responsáveis nos locais pesquisados.

2 – Inserção do bolsista no ambiente escolar – Estudo de documentos e orientações curriculares, participação em reuniões pedagógicas, organização de reuniões visando ao oferecimento de fundamentação teórica e minicursos, produção de material didático multimídia e material didático, criação ou reestruturação de espaços educativos, elaboração de propostas de ensino-aprendizagem, organização de olimpíadas, gincanas, exposições ou feiras de conhecimento,  observação e acompanhamento da prática docente, apoio no desenvolvimento das aulas. Divulgação das ações desenvolvidas e o incentivo a participação em eventos.

3 – Aperfeiçoamento do bolsista no domínio da Língua Portuguesa – Desenvolvimento da expressão oral através de coordenação de reunião e outras atividades. Desenvolvimento da expressão escrita por meio da redação de atas das reuniões semanais, produção de relatórios e atividades de registro.  Desenvolvimento da leitura por meio da leitura de referências básicas da área de formação.

Outras ações – Os bolsistas da licenciatura em Matemática também estão envolvidos em projetos relacionados à Educação Financeira Escolar, elaboração de material para o atendimento a alunos com surdez e a implantação de um laboratório de Educação Matemática em uma das escolas.