Aos Alunos
Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.
Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.
Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.
- Programa da disciplina: [Em andamento]
- Horários de atendimento dos professores:
- Prof. Lupércio França Bessegato: sextas, de 16h00 às 17h00.
- Prof. Ronaldo Rocha Bastos: quintas de 9h00 às 10h00.
- Não hesitem em procurar o professor responsável pelo conteúdo em questão caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina, avisando-o com antecedência de sua visita. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala de aula.
- Objetivo do curso: Capacitar os aluno(a)s na aplicação de abordagens de instrução de Probabilidade e Estatística, adequadas para uso em salas de aula de Matemática da Educação Básica. Familiarizar o(a) aluno(a) com o uso de pacote estatístico.
- Horários de atendimento dos professores:
- Material de apoio:
- Atividades:
- Atividade nº 1 – Qualificação de variáveis. [Aqui] . Realizada em 03/08/2018.
- Atividade nº 2 – Tabelas de frequências. [Aqui].
- Atividade nº 3 – Gráficos. [Aqui]. Entregue em 31/08/2018.
- Atividade nº 4 – Análise exploratória de dados. [Aqui]. Entrega em 28/08/2018.
- Atividade nº 5 – Vídeo aula sobre temas selecionados de Estatística.
- Atividade nº 6 – Plano de aula sobre problemas selecionados de Probabilidade.
- Atividade nº 7 – Produção de dados: métodos de pesquisa. [Aqui]
- Atividade nº 8 – Produção de dados: exemplos de escalas. [Aqui]
- Atividade nº 9 – Distribuição normal. [Aqui]
- Atividade nº 10 – Como os livros e enunciados de problemas e exercícios podem levar a concepções erradas sobre os modelos teóricos usados em Estatística. [Aqui]
- Atividade nº 11 – Distribuição Normal e a metáfora do grão de areia (ou de pixels em uma foto ou tela). [Aqui]
- Atividade nº 12 – A ideia de variação amostral e o conceito de distribuição amostral. [Slides].
- Atividade nº 13 – Intervalos de Confiança: o que é realmente importante ensinar/aprender? [Slides].
- Atividade nº 14 – A ideia de parâmetro. [Slides].
- Aulas Virtuais: conjunto dos vídeos das aulas [Aqui]
- Probabilidade
- Agulha de Buffon:
Vídeo aula [Indisponível], canal desativado. - Monty Hall:
Vídeo aula [Indisponível], canal desativado. - Paradoxo de Simpson:
Vídeo aula do canal Danilo Farias, do Youtube [Aqui] - Paradoxo do Aniversário :
Vídeo aula do canal Tahieny Kelly, do Youtube [Aqui]
- Agulha de Buffon:
- Estatística
- Porcentagens:
Vídeo aula em canal do YouTube (para acessar é necessário estar logado no Google). [Aqui] - Tabela de dupla entrada:
Vídeo aula do canal Cristimara Castilho, do Youtube [Aqui] - Tabela de frequências:
Vídeo aula [Indisponível], canal desativado. - Média:
Vídeo aula no canal Vídeos de Estatística, do YouTube [Aqui] - Mediana:
Vídeo aula no canal Leíse Vieira, do YouTube. [indisponivel] - Dispersão (conjuntos de Ascombe):
Vídeo aula no canal Maxwell Rodrigues, do YouTube [Aqui] - Quantis:
Vídeo aula no canal Alexandre Jenevain Jr., do YouTube [Aqui] - Box-plot:
Vídeo aula no canal Rangel Zignago, do YouTube. [Aqui]
- Porcentagens:
- Scripts e planilhas:
- Gráficos e tabelas da apresentação “Tratamento da Informação”. [Aqui]
- Conjuntos de Dados: Abaixo alguns bancos de dados que serão utilizados em sala ou para a execução das atividades e das listas de exercícios.
- Dados das apresentações [BD_educacao.xls]
- bussab. [csv]
- questionario. [txt]
- Saeb99. [csv]
- Material suplementar:
- Questionário de pesquisa. [Aqui]
- Introdução ao R Commander, de Umbero Guarnier Mignozzetti, Centro de Estudo das Negociações Internacionais (CAENI) – Universidade de São Paulo, 2009. [pdf]0
- Didáctica de la Estadística, de Carmen Batanero. Granada, ES: Departamento de Didáctica de la Matemática – Grupo de Educación Estadística de la Universidad de Granada.
- Exemplos de probabilidade. [Aqui]
- Tabela da distribuição normal. [Aqui]
- Linguagem estatística R:
- Uma iniciação para o ensino básico e secundário, de Pedro Campos e Rita Santos. Material didático do projeto ALEA – Acção Local de Estatística Aplicada, que elabora instrumentos de apoio ao ensino da
Estatística para os alunos e professores do Ensino Básico e Secundário. - The R Project for Statistical Computing. Página do Projeto R. Download do programa e material de apoio.
- R Reference Card – Summary of R functions.
- R Commander (Rcmdr) – informações sobre download e carregamento do pacote.
- Probability Distributions – Comandos do R para cálculos relacionados a probabilidades [d – função de densidade(probabilidade); p – função de distribuição acumulada; q – função quantil; r – geração de números aleatórios] para uma amplo conjunto de de distribuições de probabilidade. Pacotes do R com distribuições adicionais, em particular, distribuições multivariadas, cópulas, etc.).
- Introdução ao uso do programa R, de Victor Lemes Landeiro.
- Introdução ao Ambiente Estatístico R – Notas para um curso de introdução ao sistema estatístico R. Apresenta aspectos básicos do sistema com ênfase na compreensão de aspectos básicos da linguagem, a estrutura e a forma de operar o programa.
- An Introduction to R. Notes on R: A Programming Environment for Data Analysis and Graphics.
- Install R Packages – Commands
- R materials available on the web. R courses and learning materials, Statistics courses using R, Graphics in R, Programming with R, etc.
- Introductory Statistics with R, Peter Dalgaard.
- A (Very) Short Introduction to R – It contains explanations, examples and exercises, which can also be understood by people without any programming experience.
- R Graphics Plot Gallery – Examples of R plot types, and plotting in R.
- Using R for Statistical Analyses – Help in getting to grips with the R.
- Uma iniciação para o ensino básico e secundário, de Pedro Campos e Rita Santos. Material didático do projeto ALEA – Acção Local de Estatística Aplicada, que elabora instrumentos de apoio ao ensino da
- Leitura recomendada:
- MLODINOW, L. O Andar do bêbado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009. (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).
- SALSBURG, D. Uma senhora toma chá … como a estatística revolucionou a ciência no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009