Vídeo aulas – Pontos de Estatística

Aos Alunos

Vídeos das aulas preparadas pelos alunos com relação a pontos escolhido do conteúdo de Estatística na escola de nível fundamental e médio:

Probabilidadenovo

• Agulha de Buffon:
    Vídeo aula [Indisponível], canal desativado.
  • Monty Hall:
    Vídeo aula [Indisponível], canal desativado.
  • Paradoxo de Simpson: [Aqui]novo
    • Vídeo aula no canal Danilo Farias, do Youtube. Introdução do Paradoxo de Simpson.
  • Paradoxo do Aniversário:[Aquinovo
    • Vídeo aula no canal Tahieny Kelly, do Youtube. Paradoxo do Aniversário.

Estatística

• Porcentagens: [Aqui]
    • Vídeo aula em canal do YouTube (para acessar é necessário estar logado no Google), direcionada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, com conhecimento do Excel básico. Trabalha com o uso de porcentagens que serão usadas amplamente na construção de tabelas de frequência.
  • Tabela de frequências: [Indisponível], canal desativado.
  • Média: [Aqui]
    • Vídeo aula no canal Vídeos de Estatística, do Youtube. Define média aritmética e apresenta exemplos para sua determinação e interpretação.
  • Dispersão: [Aqui]
    • Vídeo aula no canal Maxwell Rodrigues, do YouTube. Trabalha com os conjuntos de Ascombe para introdução do conceito de dispersão dos dados e da definição de desvio padrão.
  • Mediana: [indisponivel]
    • Vídeo aula no canal Leíse Vieira, do YouTube.  Introdução o conceito de mediana e apresenta os passos para sua determinação.

• Quantis: [indisponivel]
    • Vídeo aula no canal Alexandre Jenevain Jr., do YouTube. Apresenta o conceito de quantis, principalmente os quartis que serão usados na construção de box-plots.

• Box-plot: [Aqui]
    • Vídeo aula no canal Rangel Zignago, do YouTube, direcionada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Apresenta a construção do gráfico box-plot e em seu uso para a representação da distribuição de dados quantitativos.