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Sobre o curso

Nome do curso: Licenciatura em Artes Visuais – 96A
Período: Integral
Carga horária total: 3260h
Tempo de integralização ideal: quatro anos

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) (arquivo pdf, 1mb)

Informações sobre o 2o. ciclo do BI em Artes e Design – 66F (abre na mesma janela)

Administração (2022-2025)

  • Coordenação: Profa. Dra. Dra. Letícia Perani Soares
  • Vice-Coordenação: Profa. Dra. Annelise Nani da Fonseca

Administração do Instituto de Artes e Design (abre em outra janela)

Objetivos do curso

A resolução CNE/CP 1/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, postula formas de orientação inerentes à formação para a atividade docente, dentre as quais o preparo para:

I – o ensino visando à aprendizagem do aluno;
II – o acolhimento e o trato da diversidade;
III – o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
IV – o aprimoramento em práticas investigativas;
V – a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
VI – o uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores;
VII – o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.

Deste modo, são objetivos específicos da Licenciatura em Artes Visuais da UFJF:

  • Desenvolver formação geral, no âmbito da Artes Visuais, e específica, quanto às teorias pedagógicas e recursos didáticos, no intuito de qualificar docentes para a área de magistério em Arte/Educação nas escolas, públicas ou privadas, de ensino básico, fundamental e médio, bem como em espaços informais de aprendizagem, como museus, galerias, ateliês, organizações não governamentais e afins.
  • Proporcionar que o profissional do magistério conheça, saiba utilizar e possa inclusive projetar devidamente as diversas tecnologias educacionais em diferentes suportes tanto para a função de magistério em Arte/Educação, como quanto para diálogo pedagógico interdisciplinar e de transversalidade no âmbito do equipamento educacional onde atua.
  • Proporcionar autonomia crítica (baseada nos conhecimentos acadêmico-científicos das Artes Visuais e dos conceitos e tecnologias pedagógicos) para ação em planejamento de conteúdos e planejamentos educacionais em Arte/Educação, levando-se em conta as transversalidades de seu objeto, o planejamento pedagógico em conjunto com outras disciplinas escolares e o respeito a um planejamento e prática educativa democrática e pluralista.
  • Desenvolver capacidades dialogais que visem, ao futuro profissional, implementar, em sua prática pedagógica, as articulações necessárias que possibilitem – e promovam – o direito à diferença, à liberdade de expressão, o respeito e a consciência de alteridade.

 

Perfil do egresso

  • Profissionalização nas áreas específicas do campo das Artes Visuais, como arte/educador: pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais na educação básica, fundamental, média, bem como no ensino informal – seja como monitores/mediadores de exposições em museus, galerias de arte, produtores culturais em ateliês, organizando eventos e projetos sociais, em oficinas de arte ou como professores de artes em organizações não-governamentais, objetivando a pesquisa, crítica e desenvolvimento poético/estético.
  • Agente efetivo da cultura plural: reflexão acerca das questões inclusivas, étnicas, de gênero e/ou voltadas para os portadores de necessidades especiais, articulando o fazer artístico, científico e pedagógico, percebendo-se como sujeito mediador na construção do conhecimento, consciente de sua condição social como professor, tendo como meta o domínio estético, crítico e pedagógico no campo das artes visuais.
  • Domínio estético, crítico e pedagógico no campo das Artes visuais: para a pesquisa na área de ensino de artes, seus conteúdos, objetivos, pressupostos metodológicos e avaliação. Prevê, ainda, a atuação na coordenação e assessoria, em estabelecimentos de ensino e/ou difusão cultural públicos ou privados, de planejamento pedagógico-didático sobre Educação Artística, disciplinas que tenham como transversalidade temas afeitos à arte, ou mesmo disciplinas ou projetos educacionais que, não sendo especificamente referenciados pela arte, necessitem, em sua criação no estabelecimento, de um profissional que, por suas capacidades operativas a partir de sua formação científica e pedagógica quanto ao objeto arte, possa contribuir para o planejamento de disciplinas e projetos específicos de uma área ou para oferecer conhecimentos específicos aos participantes.
  • Formação acadêmica teórica e analítica: voltada para o desdobramento do fenômeno artístico em suas diversas discussões teóricas e questões contemporâneas, até o aprofundamento de conceitos relacionados à formação de valores, como a ética, a solidariedade e a educação para a transformação social, tornando possível o ingresso em pós-graduações das áreas das artes, da educação, da comunicação, das ciências humanas e sociais.