Tradição, excelência e inovação em Arte/Educação: estes são os pilares do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFJF
A história do curso de Licenciatura em Artes Visuais se confunde com a própria
história do Instituto de Artes e Design - IAD (link para site externo).
Oficialmente, o curso surgiu em 1981 com o nome de Licenciatura em Educação Artística, um desdobramento do curso de Curso de Desenho e Plástica, que teve sua abertura no final dos anos 1960. Nos anos 2000, com a criação dos dois ciclos (básico e especializações) do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design - BIAD, o curso de Licenciatura em Artes Visuais se juntou a esse projeto como um dos segundos ciclos disponíveis. Em 2020, a partir da extinção do BIAD, a Licenciatura em Artes volta a ser um curso único, adquirindo uma presença maior dentro do IAD.
Mesmo com vários nomes e estruturas diferentes em mais de meio século de história, o foco do curso de Licenciatura em Artes Visuais sempre continuou o mesmo: a formação integral de professores, artistas e pesquisadores, com visão crítica, habilidades técnicas e responsabilidade social, para atuação nos campos de ensino formal (salas de aula) e não formais (museus, centros culturais, cursos livres, entre outros). Nosso curso valoriza a interdisciplinaridade, o respeito às tradições e culturas originárias, bem como o estudo de novas tecnologias do fazer e do saber, a internacionalização, o empreendedorismo responsável, e a inovação nas Artes e na Educação.