O 23º CONFAEB – Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil acontecerá em Pernambuco, cujo tema seráARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. Esse pretende evidenciar os caminhos da Arte/educação nas pós… em uma sociedade que acredita, discute e divulga o fim do mundo, fim dos tempos… Seria o fim de uma era? Quais as mudanças conceituais da arte/educação, artísticas e educacionais nos lugares de produção, difusão e acesso à cultura? Com as crises econômicas, políticas e dos pensamentos mundiais; com uma data apocalíptica – 21/11/12, que repercutiu e fez o mundo refletir sobre essa questão. Que fim de mundo é esse? Para Maffesoli:
Há uma crise interna, no imaginário das pessoas, a crise dos países não é simplesmente econômica ou financeira. Ele diz ainda que há uma ¨mudança climática espiritual¨. É preciso compreender as mudanças paradigmáticas e precisamos interagir com essas mudanças, se não conseguimos, entramos em conflito, o mundo deixa de ser mundo para as pessoas e chega ao fim. Ele diz que ¨a cada três ou quatro séculos, a humanidade passa por mutações de base, por mudanças de valores, na maneira de viver junto, de se organizar em sociedade. São mudanças que não aparecem visivelmente, pois elas operam dentro do íntimo, do cotidiano das pessoas. Os valores e a visão de mundo de cada época constroem o imaginário coletivo, que alimenta e é alimentado pela cultura de cada civilização. Mudar de paradigma significa mudança de modelo de vida, da construção do pensamento. Vivemos esse movimento na pós-modernidade: a crise é quando não se tem mais consciência e confiança sobre quem somos¨ (Conferência Internacional: Mudanças de valores na sociedade Pós-Moderna, por Michel Maffesoli, no dia 14/11/2012, publicado no site da Editora Palas Athena).
Considerando um pós-pensamento: que Arte/Educação queremos? Qual o papel do(a) arte/educador(a)? A arte que não tem limites e nem barreiras, como devemos criar os limites teóricos e didáticos para a arte/educação? Eles existem, precisam ou não existir? Que valores regem a Arte/Educação atualmente? Por que os políticos e gestores insistem em não cumprir as leis que obrigam o ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro em todo o território nacional? Até quando essas linguagens serão ministradas por professores sem formação na área específica do conhecimento em que atuam? Quem são os nossos educandos? São questionamentos que devemos nos fazer durante o 23º CONFAEB, acreditando que a Arte/Educação deve estar em todos os campos da sociedade: em todos os níveis da educação escolar, ONGs, espaços museais, instituições que abrigam idosos, doentes, homens, mulheres, hetero, homo, trans, cross, bissexuais, em todos os espaços sem distinção, instigando uma política afirmativa para o arte/educar, respeitando a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.
Com o desejo de realizar um congresso prazeroso, no qual as ideias fluam com fertilidade e onde todos estejam sempre em congraçamento, esperamos a contribuição de profissionais das diferentes linguagens, que sempre estiveram na história da FAEB e do CONFAEB, convidamos vocês a participarem, cada um na sua área de conhecimento, para que esse seja um congresso em que todos os arte/educadores do Brasil, das artes visuais, da dança, da música e do teatro, contribuam.
Gravem em suas agendas: O 23º CONFAEB acontecerá no período entre 03 e 06 de novembro de 2013!
Mais informações: http://faeb.com.br/23o-confaeb/tema/