Fechar menu lateral

INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS – 2020

Licenciatura em Artes Visuais

Vagas: 50

Turno: Integral

Unidade Acadêmica: Instituto de Artes e Design

Duração: 4 anos (8 semestres letivos)

Formas de ingresso: O ingresso à Licenciatura em Artes Visuais terá como referência o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM).

Conceito Enade: 5 (2018)

Apresentação

O curso de Licenciatura em Artes Visuais visa promover a formação superior de profissionais no campo da artes visuais capacitados para o ensino em escolas públicas e privadas de nível fundamental e médio, ou para o ensino em museus, ateliês, galerias de arte e diversos tipos de instituições culturais. Podem igualmente atuar como artistas, agentes culturais, curadores, produtores de material e jogos didáticos, editores de conteúdos educacionais em arte-educação, pesquisadores, oficineiros etc. Numa abordagem atual, essa formação específica foca nas qualidades do artista/professor/pesquisador, preparando o futuro profissional no campo da criação e fruição artística em artes visuais e educação.

Na área de criação e produção artística, os licenciados entram em contato com diferentes linguagens da arte e poéticas visuais, sejam elas ligadas às artes tradicionais ou abordagens contemporâneas e novas tecnologias. Na área de pesquisa teórico-crítica, recebem uma base conceitual importante, essencial às práticas de ensino-aprendizagem e à produção de conteúdo crítico no campo das artes ou da cultura em geral. Na área de arte-educação, investigam, produzem e se familiarizam com teorias e processos envolvidos na educação e mediação em arte, com um olhar voltado para o estudo das linguagens e tecnologias, do patrimônio cultural, da diversidade, da cultura visual, da história da arte e crítica e da cultura como um todo.

Atuação profissional

Para o licenciado, levando-se em consideração os diversos contextos de atuação do educador de artes, bem como as necessidades e demandas para o desenvolvimento do ensino da arte local/regional/nacional, as diretrizes política e didático-pedagógicas têm como um dos pilares o eixo epistemológico da cultura e das tecnologias contemporâneas. Busca-se, com esse processo de formação dos futuros professores, contribuir para a reconfiguração do cenário educacional brasileiro, no qual a arte poderá desempenhar um papel primordial na construção de novos modelos socioculturais. O curso promove a formação e habilitação de profissionais capacitados para o exercício da docência, comprometido com o processo de formação humana, por meio da pesquisa, produção, reflexão e aplicação do conhecimento artístico.

Forma de ingresso

São oferecidas 50 (cinquenta) vagas anualmente no Bacharelado em Artes Visuais. As principais formas de ingresso no curso ocorrem por meio do Sisu e do Pism, dentro das normas gerais propostas para pelos editais. Todos os candidatos aprovados ingressarão no curso, por ordem de classificação, no 1º semestre letivo de cada ano. No caso de vagas ociosas, é possível o ingresso via editais de ocupação de vagas ociosas ou transferência de cursos, abertos anualmente segundo o calendário acadêmico da UFJF, aprovado pelo Congrad.

GRADE DE DISCIPLINAS POR SEMESTRE (Currículo 2020)