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Aprovada ampliação do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência

Foi aprovado este mês, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o projeto de ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para licenciaturas de Geografia, Ensino de Ciências (Ciclos I e II), Letras-Português, Letras-Inglês, Computação, Educação Física e Artes. As áreas de trabalho já existentes são as licenciaturas em Física, Matemática, Química e Biologia.

A ampliação alcançou 180 bolsistas do Pibid/Capes, além de professores da educação básica. Segundo o coordenador institucional do Pibid, Paulo Belletato, a UFJF vem respondendo de forma responsável aos chamados do Governo federal frente aos desafios de melhoria da educação. “Neste ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou um novo edital, abrindo a possibilidade de participação do programa de educação em todas as licenciaturas. Por meio de uma articulação, conseguimos reunir e submeter o projeto para a participação de 15 licenciaturas da Universidade.”

A Capes já avaliou o projeto e aprovou, sem cortes, a solicitação de 175 bolsas de iniciação à docência, distribuídas em praticamente todas as licenciaturas da UFJF. “Os bolsistas atuarão em várias escolas das redes estadual e municipal de Juiz de Fora e região.” Esta expansão do projeto representa o resultado do trabalho de valorização da formação docente por parte da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) nestes últimos anos.

Pibid

O Pibid é um projeto de incentivo à formação inicial de professores, concebido e fomentado pela Capes. Segundo Belletato, os incentivos atuam como agentes ativos de formação docente no âmbito da proposta. “Os alunos da Universidade desenvolvem projetos sob a orientação de um professor-coordenador, nos quais várias atividades de ensino/aprendizagem são desenvolvidas, aplicadas, acompanhadas e avaliadas, permitindo ao bolsista de iniciação à docência, um contato intenso com a escola de ensino fundamental. Assim, eles tornam-se capazes de adquirir uma experiência única com a realidade escolar, ainda dentro do período de sua formação inicial.”

Na UFJF, o Pibid foi implementado como atividade da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), em 2010. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Além disso, busca a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre a educação superior e a educação básica.

O Pibid também visa proporcionar aos futuros professores uma maior participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Essas práticas buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes de licenciatura, o programa mobiliza seus professores como co-formadores dos futuros docentes.

Oito escolas estaduais de Juiz de Fora participam das atividades promovidas pela equipe de coordenadores, supervisores e bolsistas do projeto, formada por um coordenador institucional, um coordenador de área e até 15 bolsistas para cada área participante do projeto. Nas escolas, cada área participante da escola possui um supervisor de área.

Outras informações: (32) 2102-3310 (Prograd)

Pró-reitoria de Graduação