Oportunidade: Pós-doutorado com bolsa FAPEMIG

Professor responsável: Renato Christensen Nali

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil (Laboratório de Ecologia Evolutiva de Anfíbios; ufjf.br/lecean).

Procura-se candidato(a) para uma vaga de pós-doutoramento/apoio técnico de projeto totalmente financiado pela FAPEMIG, intitulado Zonas de hibridação como componentes do processo evolutivo: Integrando genótipos e fenótipos na diversificação de anfíbios” (https://www2.ufjf.br/noticias/2022/12/12/investigacao-de-hibridos-em-anfibios-pode-explicar-historia-evolutiva-das-especies/). Trata-se de uma colaboração internacional com a Profa. Dra. Kelly Zamudio (Universidade do Texas em Austin, EUA; zamudiolab.org/), envolvendo outros alunos de graduação e pós-graduação, com possibilidades colaborativas múltiplas.

O projeto envolve análises acústicas, morfológicas e moleculares de espécies de Bokermannohyla em regiões de Cerrado (Serra da Canastra) e Mata Atlântica (Serra da Mantiqueira) de Minas Gerais. As atividades do(a) pós-doutorando(a) serão realizadas no Brasil, principalmente em expedições de campo nas estações chuvosas, para observação, gravação, testes de playback e coleta de indivíduos em diversos corpos d’água. Durante a estação seca, o(a) pós-doutorando(a) irá analisar os dados coletados, tendo liberdade de propor trabalhos paralelos, auxiliar em orientações, e dar apoio técnico às atividades do projeto de forma geral. Por questões logísticas, é necessário residir em Juiz de Fora. Não há restrição para candidatos(as) de outros países, porém este(a) deverá se responsabilizar pelo processo de visto, caso haja.

Início: Flexível entre julho e setembro/2023.

Valor e duração da bolsa: R$ 5000,00 mensais, por um período de 27 a 29 meses (a depender do mês de início escolhido). A nomenclatura oficial da bolsa é a de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação – BDCTI, nível I, inciso III, sendo que o pós-doutorado será oficializado junto ao PPG Biodiversidade e Conservação da Natureza quando do ingresso do(a) pesquisador(a).

Habilidades requeridas: Experiência em trabalho de campo com anfíbios anuros, incluindo gravação de indivíduos, e experiência com análises acústicas.

Habilidades desejáveis: Experiência com testes de playback acústicos, conhecimento estatístico, habilidade de comunicação em inglês e redação de manuscritos neste idioma, capacidade de trabalho em equipe e motivação para aprendizado.

Como se candidatar:

Enviar as seguintes informações ao prof. Renato Nali via e-mail (r_nali@yahoo.com.br; assunto do e-mail: “Pós-doutorado FAPEMIG”) até dia 14/05/2023:

1. Carta de intenção explicitando a motivação em participar do trabalho e experiência profissional pertinente;

2. Nome, telefone e e-mail de dois pesquisadores como referência;

3. Currículo Lattes atualizado.

A seleção será baseada nestas informações e também em uma entrevista remota que poderá ser agendada com o prof. Renato Nali. Dúvidas podem ser sanadas pelo mesmo e-mail.