Conteúdo Programático
-Histórico das tecnologias educacionais no Brasil e no mundo.
-Educomunicação como estratégia de resgate do interesse do estudante em processos
dinâmicos e prazerosos.
-A utilização das redes sociais na educação.
-Gamificação na Educação.
-Planejamento, didática, aplicabilidade e metodologias inovadoras com produção de objetos de aprendizagem, desenvolvimento de aplicativos educacionais e softwares para atividades
educacionais.
Proposta Técnica
O curso TICEB foi pensado para atender principalmente a Professores da Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio e outros agentes educacionais interessados em aplicar Tecnologias de Informação e Comunicação nas atividades de ensino. O curso visa desenvolver competências nos professores da Rede Pública de Ensino para o uso efetivo das TIC dentro da escola nas diversas séries do Ensino Fundamental e Médio. O curso prevê um total de 420 horas de atividades programadas que objetivam a obtenção de diploma de especialista da UFJF. O curso é organizado em dez disciplinas temáticas, sendo seis no primeiro semestre, e três no segundo semestre, que serão ministradas em dois semestres letivos. Haverá um final de 60 horas para a orientação e desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. No primeiro semestre do curso serão ministradas as seguintes disciplinas: Modulo Zero (15 horas), Tecnologias de Informação e Comunicação I (60 horas), Computador na Sala de Aula (30 horas), Processos Cognitivos (30 horas), Educação por Internet (30 horas) e Gestão Escolar Informatizada (30 horas). No segundo semestre do curso serão ministradas as disciplinas Tecnologias de Informação e Comunicação II (60 horas), Técnicas e Métodos para o uso das TIC em sala de Aula (60 horas), Produção de Material Pedagógico (45 horas) e Trabalho de Conclusão de Curso (60 horas). Nas disciplinas podem ser propostas diferentes avaliações: atividades no MOODLE, Elaboração de Projetos como atividade didática, elaboração de memoriais, avaliações integrativas, provas, entre outras. Com relação a frequência o aluno precisa ter uma participação em mais de 75% de todas as atividades onde se computa frequência. O trabalho de Conclusão de Curso consiste na defesa do portfólio após a realização de um trabalho de síntese e aplicação pelo aluno, relacionado a um tema específico da sua realidade local. O TCC será feito sob a orientação de um professor que irá auxiliar o aluno para a elaboração do mesmo.
Dúvidas e informações: propp.see@ufjf.br