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Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Conteúdo Programático

  • Conhecimentos em Psicologia.
  • Conhecimentos em Educação: fundamentos da educação; teorias da aprendizagem; avaliação da aprendizagem; metodologias, habilidades e competências necessárias ao processo ensino- aprendizagem; inclusão; dificuldades e transtornos de aprendizagem e possibilidades de intervenção pedagógica.
  • Conhecimento e aplicação dos conceitos na atividade profissional docente.

 

 

Proposta Técnica

A especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem possui carga horária de 420 horas distribuídas entre disciplinas (350 horas) e trabalho final (70 horas). Os conteúdos tratam da interface entre conhecimentos em Educação e em Psicologia. Há, ademais, conteúdos – leitura e redação de textos acadêmicos – que são instrumentais para a elaboração do trabalho final e, inclusive, para o sucesso nas disciplinas.
O currículo da especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem é composto por 14 disciplinas:

1. Fundamentos Psicológicos da Educação;

2. Leitura e Redação de Textos Acadêmicos I;

3. Teorias da Aprendizagem I;

4. Teorias da Aprendizagem II;

5. Desenvolvimento e Educação I;

6. Desenvolvimento e Educação II;

7. Avaliação da Aprendizagem;

8. Metodologias, Habilidades e Competências Necessárias ao Processo Ensino- aprendizagem;

9. Leitura e Redação de Textos Acadêmicos II;

10. Educação Inclusiva I;

11. Educação Inclusiva II;

12. Educação e Diversidade;

13. Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem e Possibilidades de Intervenção Pedagógica I;

14. Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem e Possibilidades de Intervenção Pedagógica II.

 

O Trabalho Final é outro componente curricular. Esta atividade consiste em um projeto aplicado ao contexto profissional do cursista. Há que se destacar que o conhecimento e a aplicação dos conceitos na atividade profissional docente é um eixo curricular transversal geral.
O curso deve ser integralizado em 18 meses, sendo possível concluir todas as disciplinas em 12 meses. Cerca de cinco meses do curso são reservados exclusivamente para a elaboração do trabalho final. Porém, as atividades pedagógicas relacionadas a este componente curricular começarão no primeiro mês do curso.

Trata-se de um curso ofertado na modalidade de educação a distância. Todas as atividades serão remotas. Dentre outras atividades, estão previstos encontros síncronos online com docentes, videoaulas, plantão de dúvidas online síncrono, fórum de discussão online e tutoria.

O corpo docente é composto somente por doutoras(es), sendo que a maioria possui vínculo com o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Conceito 5 na CAPES). A tutoria será realizada por profissionais com capacitação prévia e com, pelo menos, mestrado em Psicologia ou Educação concluído ou em curso.
A bibliografia básica do curso é composta por artigos, dissertações, teses e livros de livre acesso e que já estão disponibilizados online. O uso do Portal de Periódicos CAPES/MEC (https://www.periodicos.capes.gov.br) será uma das fontes básicas de acesso à bibliografia das disciplinas.

Para ser aprovado(a) no curso, o(a) cursista deve ter desempenho igual ou superior a 70 (Escala 0 a 100) em todos os componentes curriculares, incluindo, evidentemente, a banca do Trabalho Final. Aquelas(es) que concluírem a Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem estarão aptos para compreender de modo mais crítico os processos psicológicos que permeiam o ato educacional e, consequentemente, para aplicar conhecimentos psicoeducacionais para melhorar o ensino e a aprendizagem.

 

Dúvidas e informações: propp.see@ufjf.br