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Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Conteúdo Programático

Currículo e Desenvolvimento Profissional; Avaliação e Indicadores Educacionais; Liderança Educacional e Gestão Escolar; Administração e Financiamento da Educação Pública; Legislação e Políticas Locais; Gestão Pedagógica na Educação Matemática ou Gestão Pedagógica para o Letramento; Introdução à Pesquisa; Temas de Reforma da Educação Pública; Oficina de Arte; Histórias de Vida e da Profissão; Tópicos em Reforma da Educação Pública; Tópicos em Avaliação Educacional; Tópicos em Liderança e Gestão Educacional; Tópicos em Gestão do Conhecimento; Tópicos em Currículo e Educação Científica no Ensino Médio; Tópicos em Cognição e Processos de Ensino e Aprendizagem; Tópicos em Economia Social; Tópicos em Educação Comparada; Dissertação de Mestrado: Pesquisa de Campo, Plano de Ação Educacional e Elaboração do PAE.

 

 

Proposta Técnica

O objetivo do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública é proporcionar os conhecimentos, desenvolver as competências e habilidades, e promover as qualidades profissionais necessárias ao exercício eficiente dos novos papéis que se atribuem ao gestor da educação pública.

A gestão da educação pública, em diferentes contextos nacionais, vem passando por transformações que guardam entre si algumas características comuns: (i) a concessão de maior autonomia às escolas para a gestão de currículos, a organização do ensino, a gestão de pessoas e a administração de seus orçamentos; (ii) a implantação de sistemas de gestão das redes de educação básica baseados na avaliação dos resultados educacionais alcançados pelas unidades de ensino, especialmente o desempenho dos alunos, conforme padrões estabelecidos pelo poder público; (iii) o desenho de políticas públicas capazes de produzir os incentivos necessários ao aprimoramento do trabalho escolar, e fomentar o desenvolvimento profissional dos educadores em conformidade com as propostas curriculares e os padrões de desempenho estudantil pretendidos.

Deste cenário decorre uma valorização crescente do papel do gestor da educação pública. O diretor da escola vê-se frente a um contexto de maior liberdade para tomar decisões, especialmente no que diz respeito às estratégias pedagógicas e aos programas de ensino, e à consequente responsabilização pela realização dos objetivos da escolarização básica, muitas vezes, objeto de acordos de metas específicos com o poder público. Por sua vez, o gestor que atua nas estruturas municipais e regionais da administração da educação pública, vê-se obrigado a lidar com novos processos de coordenação e avaliação do trabalho desenvolvido nas escolas, distanciando-se do modo burocrático tradicional, centrado no controle de processos administrativos e na fiscalização do cumprimento de uma infinidade de normas, no mais das vezes, inócuas, e oferecer o suporte necessário às escolas e seus profissionais, por meio de programas e políticas públicas desenhados para corrigir deficiências e promover a qualidade do ensino, para o que também é essencial a definição de prioridades e objetivos, o monitoramento da execução e a avaliação dos resultados, e a elaboração cuidadosa dos orçamentos da educação pública.

Diretores de escolas e servidores da educação pública constituem o público principal do curso, com a seleção dos candidatos em bases competitivas e a organização das atividades discentes em turmas que assegurem a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões e unidades da Federação.

O curso tem a duração de dois anos, com 50 créditos e um desenho curricular inovador, integrando atividades presenciais e a distância.
As atividades são organizadas em bases semestrais, cada semestre do curso é composto por 16 semanas de atividades a distância (ou oito quinzenas virtuais) e três semanas de atividades presenciais, o que corresponde, nas disciplinas de quatro créditos, a 60 horas de atividades: 45 horas de atividades a distância; e 15 horas de atividades em salas de aula e laboratórios na sede do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e na Universidade Federal de Juiz de Fora. As disciplinas de um crédito têm carga horária de 15 horas, com atividades totalmente presenciais.
Ao final do terceiro período do curso, o estudante realizará um exame de qualificação, integrado por três seções: (i) formação básica; (ii) temas de reforma da educação pública; (iii) análise de um caso de gestão. Ao final do quarto período do curso, o estudante realizará um exame de defesa, sendo aprovado receberá o título de Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública.
Um curso com um desenho curricular inovador, inspirado pela resenha de experiências bem-sucedidas de formação de gestores em outros contextos nacionais, com forte ênfase na mobilização da experiência do profissional, a construção de relações de cooperação profissional que sobreviva à duração do curso, o uso extensivo da pesquisa e da evidência empírica, o recurso metodológico aos estudos de caso e às práticas de estudo cooperativo para o tratamento de problemas concretos.

O curso oferecerá de modo regular 17 disciplinas, estruturadas em quatro áreas:
• Formação Profissional
• Estudos Transversais
• Formação Básica
• Tópicos Especiais
• Dissertação

O currículo do Curso de Mestrado Profissional, corresponderá a, no mínimo, 750 horas de trabalho efetivo, e será constituído de 14 disciplinas obrigatórias e 3 optativas (“Tópicos em”) e a defesa da dissertação, totalizando 50 créditos.

Dúvidas e informações: cursos.see@caed.ufjf.br