O LATES – Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais – foi criado em março de 2014 com o objetivo de congregar no âmbito da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora pesquisas que procuram evidenciar questões econômicas e seus aspectos territoriais e setoriais. O LATES está centrado nas seguintes linhas de pesquisa:
Aspectos Regionais da Inovação e Inovação Ambiental
Realiza pesquisas sobre os aspectos conceituais e empíricos da inovação em sua dimensão regional e urbana. Objetiva ampliar o conjunto de evidências empíricas nas seguintes subáreas: determinantes da inovação, impactos da inovação no crescimento e no desenvolvimento regional, mecanismos de transbordamentos espaciais do conhecimento tecnológico e formação e impacto das redes de inovação. Questões mais específicas sobre a inovação ambiental (IA) incluem pesquisas no âmbito de políticas climáticas de países, com foco no comportamento de firmas e de setores estratégicos. A finalidade da linha de pesquisa envolve o desenvolvimento de soluções que possam levar à adoção e difusão tecnológica da IA por parte das firmas.
Comércio Internacional
Estudos voltados para a avaliação de efeitos econômicos de acordos de comércio internacional envolvendo questões tarifárias e não-tarifárias. Avalia-se os efeitos do comércio na estrutura produtiva dos países, ligações com a Cadeias Globais de Valores e com outros aspectos do desenvolvimento econômico como o meio ambiente, energia, transporte, entre outros.
Desenvolvimento Econômico Regional
Elabora estudos teóricos e empíricos relacionados ao desenvolvimento econômico regional associado a temas como: saúde, crime, corrupção, instituições, religião, crescimento, demografia, moeda, serviços, esporte, dentre outros, de forma a compreender a problemática do desenvolvimento e subsidiar políticas públicas regionais.
Economia da Energia e Meio Ambiente
Desenvolvimento de estudos teóricos e empíricos relacionados à energia como demanda, fornecimento, preços, as consequências ambientais de consumo e de produção, e diversas políticas públicas que afetam estas questões e os seus efeitos ambientais. Outras questões abordadas incluem a investigação do relacionamento entre fenômenos econômicos e de recursos naturais como produtividade agrícola, desmatamento, emissões, uso da terra e mudanças climáticas.
Economia dos Transportes
Desenvolvimento de estudos aplicados voltados para o setor de transporte de carga e de passageiros no Brasil, com ênfase na caraterização desses mercados nos demais setores da estrutura produtiva e nas análises de questões relacionadas à concorrência, medidas protecionistas e outras políticas de transporte que repercutem sobre os preços relativos, preferências das famílias, demais setores do sistema produtivo, rede de transporte e sobre a diferenciação das vantagens competitivas entre regiões.
Economia Regional e Urbana
Investigação de problemas socioeconômicos, com uma dimensão regional ou espacial, por meio de diversas combinações de métodos de pesquisa analíticos e empíricos. Questões mais detalhadas ao nível regional são consideradas como setores produtivos, famílias/indivíduos, investidores e unidades urbanas. Tipologias e especificações são traçadas a partir de aglomerações urbanas e das estruturas produtivas, de consumo, de investimento e de comércio exterior.
Métodos Quantitativos Aplicados a Análise Setorial e Territorial
Estudos na área de Insumo-Produto (IP), Equilíbrio Geral Computável (EGC), Análise Multivariada, Econometria Espacial e Matrizes de Contabilidade Social. A linha de pesquisa busca tanto aplicar modelos pré-existentes à realidade brasileira como especificar novos modelos e aplicações. Os modelos são capazes de cobrir estruturas regionais e setoriais, por exemplo, com nível elevado de detalhamento podendo ser aplicados para analisar diversos problemas reais em economia.