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Projetos

Projetos de pesquisa recentes dos colaboradores do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais – LATES.

Título: A questão regional no Brasil: uma avaliação sob o prisma da análise sistêmica.

Descrição: A interdependência regional pode ser medida por diferentes indicadores. Neste projeto, abordaremos esta questão analisando a estrutura sistêmica de interdependência do lado dos insumos intermediários e do lado dos componentes da demanda final. A análise será realiza por meio da construção de uma matriz intermunicipal de insumo-produto calibrada para o ano de 2015, com abertura para 67 setores e 5570 municípios. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as diferenças regionais no Brasil em nível municipal. Em outras palavras, mensurar a interdependência espacial dos municípios brasileiros em termos sistêmicos, ou seja, tanto pelo lado da estrutura intermediária de produção como pelo lado dos componentes da demanda final. Assim, poderemos ter uma ideia da inserção de cada unidade espacial na estrutura de fluxo circular da renda, ou seja, quais são as fontes que potencializam o crescimento de cada um dos municípios. E, a partir da construção de cenários elaborar indicadores municipais, como por exemplo, de vulnerabilidade econômica e de resiliência econômica. Esse último usando a estrutura de redes.

Financiador(es): CNPq – Edital de Bolsa de Produtividade.

Coordenador: Fernando Salgueiro Perobelli.

Vigência: Em andamento.

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Título: Saúde, Economia e Clima frente à COVID-19 no Brasil: impactos socioeconômicos e o papel da mitigação de emissões de GEE na recuperação econômica.

Descrição: Projeto Ref. Finep nº 0489/20 – FINEP – Convênio COVID (Convênio realizado que tem a FINEP como Concedente, a Fipe como Convenente e a USP como Executor. O Projeto envolve também como co-executores a Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Paraná, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Juiz de Fora).

Coordenador: Eduardo Amaral Haddad.

Vigência: Em andamento.

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Título: Tipologia e Papel dos Agentes nas Redes de Invenção Brasileiras.

Descrição: Analisa possíveis classificações dos agentes quanto ao tipo de papel que podem exercer na rede de inovação. Explora as relações existentes entre as características dos inventores, destacando quais características são mais predominantes em cada tipo de agente na rede de inovação brasileira, em especial nos gatekeepers. Pretende-se abordar o tema por meio do uso de métodos de análise multivariada que permitem verificar tanto a acurácia das classificações e se estas incorrem em menores taxas de erro quanto à associação entre as respostas de variáveis características dos agentes. Além disso, um modelo logit permitirá analisar por inferência estatística as causalidades entre as variáveis e os fenômenos de interesse, além da consistência dos resultados sugeridos pela análise multivariada.

Integrantes: Eduardo Gonçalves (Coordenador); Raquel Coelho Reis.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

Vigência: Em andamento.

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Título: Dimensões de Proximidade e Formação Regional de Redes de Invenção no Brasil.

Descrição: Analisar o impacto das diferentes dimensões de proximidade sobre a formação de redes inventivas formadas entre regiões. Segundo, responder quais características regionais tornam uma região mais atrativa à cooperação e facilitam a troca informacional.

Integrantes: Eduardo Gonçalves (Coordenador); Alexandre Mejdalani.

Vigência: Em andamento.

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Título: Estrutura produtiva, composição de consumo e redistribuição de renda: avaliando os efeitos da redução de custos dos transportes de passageiros à economia brasileira.

Descrição: Grande parte dos setores de transporte de passageiros no Brasil passou por reformas microeconômicas desde o final da década de 1990, levando a mudanças estruturais expressivas. O transporte de passageiros é tipicamente um item de despesa familiar e as mudanças estruturais nesses serviços podem afetar as famílias de maneira diferente, dependendo da sua posição na distribuição de renda e despesa. Esses vínculos entre estrutura de renda, composição de consumo e transporte de passageiros têm sido pouco explorados por pesquisas aplicadas à economia brasileira. Dessa maneira, este projeto de pesquisa propõe-se a analisar os efeitos econômicos de duas políticas de redução dos custos de produção das atividades de transporte terrestre de passageiros sobre o sistema produtivo e os grupos de renda e consumo familiar. A primeira política microeconômica tratará da importância e repercussões de longo prazo das subvenções concedidas às atividades de transporte de passageiros. Por seu turno, a segunda abordará os desdobramentos da redução do preço do óleo diesel, cujo insumo intermediário é o principal na estrutura de custo do setor de transporte de passageiros. A metodologia em ambas simulações consiste em um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável (EGC) que incorpora os fluxos de uma Matriz de Contabilidade Social (MCS) de 2010, delineando a geração e apropriação de renda por diferentes fontes e a estrutura de gastos institucionais, e um detalhamento dos mercados de transporte de passageiros no Brasil.

Financiador(es):  Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa A do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Integrantes: Admir Antonio Betarelli Junior (Coordenador); Fernando Salgueiro Perobelli; Rosa Lívia Gonçalves Montenegro; Débora Freire Cardoso; Weslem Rodrigues Faria; Andressa Lemes Proque.

Vigência: Em andamento.

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Título: A capacidade de absorção de conhecimento regional – O que os dados de citações de patentes e co-invenções nos dizem? 

Descrição: O projeto discute os determinantes da capacidade de absorção regional, que é medida com base em dados de citações de patentes externas e analisa o quanto a criação de conhecimento numa certa região é o resultado de esforço interno e também dos fluxos de conhecimento vindos de outras regiões, sejam elas geograficamente próximas ou distantes. Além disso, aborda-se o quanto as redes de co-inventores influenciam a existência desses fluxos. O fenômeno regional de lock-in e o papel da especialização da produção em tornar regiões menos propensas a explorar conhecimento externo são contemplados. São empregadas técnicas de econometria espacial e outros métodos econométricos de dados em painel, além da construção de métricas baseadas em dados de citações de patentes e co-invenções e de uma matriz de network entre co-inventores.

Integrantes: Eduardo Gonçalves (Coordenador); Raquel Coelho Reis; André Suriane da Silva; Beatriz Pereira de Almeida; Sandy Dall’erba.

Vigência: Em andamento.

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Título: Priorizar o investimento público em pesquisadores de regiões menos desenvolvidas contribui para nivelar as regiões na produtividade científica? 

Descrição: O interesse da pesquisa é analisar e mensurar os impactos do investimento público em ciência, tecnologia e inovação sobre as redes científicas (colaboração, desigualdade regional e desempenho) nas regiões brasileiras. A proposta metodológica se dará por meio de técnicas econométricas com enfoque espacial.  A ênfase no espaço é decorrente da heterogeneidade entre as regiões, tornando a análise das interações espaciais necessárias para explicar o efeito médio do tratamento, uma vez que elas podem sobreidentificar ou subidentificar o impacto da intervenção, além de evitar o possível viés de variável relevante omitida.

Integrantes: Eduardo Gonçalves (Coordenador); Pedro Vasconcelos Maia do Amaral; Márcia Siqueira Rapini; Lizandra Duarte da Silva.

Vigência: Em andamento.