Tese de aluno do LATES analisa as cadeias globais de valor

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF e Pesquisador do LATES, Inácio Araújo, defendeu a sua tese de doutorado que analisa a fragmentação internacional da produção em cadeias globais de valor. A pesquisa foi orientada pelo Professor Fernando Perobelli e investigou os determinantes da fragmentação internacional em relação à posição que as indústrias ocupam nas cadeias de produção e às medidas não-tarifárias de restrição de acesso aos mercados.

Título: Três Ensaios sobre a Análise das Cadeias Globais de Valor e Inserção no Comércio Internacional

Autor: Araújo, Inácio Fernandes

Orientador: Perobelli, Fernando Salgueiro

Coorientador: Faria, Weslem Rodrigues

Membros da banca: Vasconcelos, Claudio Fóffano; Santiago, Flaviane Souza; Haddad, Eduardo Amaral; Domingues, Edson Paulo.

Resumo
A intensificação da fragmentação internacional das cadeias de produção alterou a estrutura do comércio bilateral nas últimas décadas. A terceirização internacional e a especialização dos países nas cadeias de produção verticalmente integradas são determinantes dessa fragmentação. A terceirização internacional está relacionada à decisão das empresas em realizar parte dos estágios produtivos no exterior. A especialização vertical é definida pela interconexão dos processos de produção em uma cadeia de comércio vertical e sequencial, que se estendem por diferentes países especializados em estágios específicos da produção. No cenário de especialização vertical torna-se necessário diferenciar o comércio bruto e o comércio de valor adicionado para identificar a contribuição de cada país na produção global. Nesse contexto, a tese de doutorado investigou os determinantes da fragmentação internacional em relação à posição que as indústrias ocupam nas cadeias de produção e às medidas não-tarifárias de restrição de acesso aos mercados. O estudo usou uma base de dados construída a partir das matrizes inter-regionais de insumo-produto no âmbito global. A análise de insumo-produto mensurou o valor adicionado estrangeiro na produção e identificou a extensão geográfica das cadeias globais de valor. As medidas de especialização vertical, calculadas na abordagem de insumo-produto, rastrearam todos os encadeamentos produtivos por meio da estrutura de interdependência industrial. Desse modo, essa análise contabilizou a participação direta e indireta de cada país na produção global, considerando todos os estágios das cadeias globais. O estudo possibilitou compreender a inserção nas cadeias de valor em diferentes dimensões das redes globais de produção. Os principais resultados também mostram que as medidas não-tarifárias representam restrições importantes ao comércio de valor adicionado. Assim, embora a economia global tenha intensificado a fragmentação internacional das cadeias de produção, impulsionada dentre outros fatores pela redução tarifária, a adoção de medidas não-tarifárias dificulta a inserção dos países em estágios específicos dessas cadeias globais de produção.