Publicações recentes dos pesquisadores do LATES

Confira as publicações recentes dos pesquisadores do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais – LATES:

Avaliação do padrão de consumo de bens e serviços de saúde: uma abordagem de equilíbrio geral computável para a economia brasileira

Revista Brasileira de Economia, v. 71, n. 4, p. 463-487, 2017.

Glaucia Possas da Motta

Fernando Salgueiro Perobelli

Edson Paulo Domingues

Resumo: A população brasileira vem sofrendo transições decorrentes de mudanças nos níveis de mortalidade e fecundidade. Uma das implicações desse processo é o aumento da expectativa de vida, fato que reflete diretamente no padrão de consumo dos indivíduos. Neste contexto, o presente trabalho analisa o impacto de alterações nas preferências das famílias em direção a bens e serviços saúde, sobre indicadores macroeconômicos e bem-estar, segundo uma abordagem de Equilíbrio Geral. A principal conclusão mostra que mudanças das preferências e dos preços em direção a bens saúde implicam em uma elevação na renda para compensar o consumidor pelas variações de preços.

Palavras-chave: Economia da Saúde; Equilíbrio Geral Computável; Padrão de Consumo.

Avaliação do Value Relevance das informações sobre a hierarquia do valor justo das empresas brasileiras

Revista Ambiente Contábil, v. 9, n. 1, p. 144-162, 2017.

Tatiane de Oliveira Marques

Jorge Katsumi Niyama

Rafael Morais de Souza

Charles Albino Schultz

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar se o value relevance do valor justo a Nível 1 e 2 é maior que o value relevance do Nível 3. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, desenvolvida com base no método de regressão linear-logarítmica. A amostra foi composta por 50 empresas listadas no Índice IBrx-100 da BM&FBOVESPA que apresentaram informações sobre a hierarquia do valor justo. Os dados utilizados para as análises deste estudo foram coletados nas demonstrações financeiras trimestrais e notas explicativas das empresas analisadas e referem-se ao período entre o primeiro trimestre de 2013 ao quarto trimestre de 2014. Os resultados da pesquisa demonstraram que, para os ativos a valor justo, apenas a variável AVJ3 (1,05) apresentou value relevance, coeficiente positivo e estatisticamente significativo. Para os passivos, PVJ12 (7,64) e PVJ3 (6,92) apresentaram value relevance, porém, com coeficiente diferente do teoricamente esperado de negativo. Respondendo ao objetivo geral da pesquisa, apenas é possível afirmar que o value relevance dos Níveis 1 e 2 é maior que value relevance do Nível 3 para os passivos. Além disso, a partir dos resultados pode se inferir que os investidores interpretaram os valores do passivo a valor justo de forma contrária ao esperado, conforme já havia sido observado nos estudos de Gaynor, McDaniel e Yohn (2009) e Lachmann, Wöhrmann e Wömpener (2011).

Palavras-chave: Valor justo. Hierarquia do valor justo. CPC 46. Value relevance.

Arranjos institucionais e desenvolvimento: uma análise multivariada e espacial para municípios de Minas Gerais

Análise Econômica, v. 35, n. 68, p. 231-262, 2017.

Hilton Manoel Dias Ribeiro

Suzana Quinet A. Bastos

Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o desenvolvimento socioeconômico e o arranjo institucional dos municípios do estado de Minas Gerais. Para tanto, a metodologia envolve a análise de correspondência associada à análise de regressão ponderada geograficamente. O índice Firjan de desenvolvimento municipal (IFDM) é utilizado como indicador de desenvolvimento municipal. Como variáveis explicativas que forma o arranjo institucional, quatro indicadores institucionais e mais quatro variáveis relacionadas aos gastos públicos são utilizados. Os resultados revelam uma associação direta entre os municípios que possuem mais instrumentos institucionais formais, como, por exemplo, programas de geração de trabalho e renda e políticas de apoio ao primeiro emprego, e altos níveis do IFDM. Assim, a compreensão do tipo de associação entre os instrumentos institucionais formais e o grau de desenvolvimento dos municípios pode ampliar as discussões sobre os desequilíbrios regionais em Minas Gerais.

Palavras-chave: Instituições; Desenvolvimento Regional; Análise Espacial.