Fechar menu lateral

Projetos de pesquisadores do LATES são aprovados na FAPEMIG

Os pesquisadores do LATES Admir Betarelli, Eduardo Gonçalves e Eduardo Almeida tiveram projetos aprovados nos últimos editais da FAPEMIG.

No Edital de Demanda Universal, o professor Admir Betarelli foi contemplado com recursos para a aquisição de equipamentos, materiais e suporte à pesquisa. Confira o resultado do Edital.  As chamadas nos Editais da Demanda Universal da FAPEMIG têm como objetivo financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento.

Enquanto no Edital para o XX Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PROBIC/FAPEMIG/UFJF – 2017/2018, os professores Eduardo Gonçalves e Eduardo Almeida foram contemplados com recursos para financiamento de bolsas de iniciação científica. Confira o resultado do edital.  O PROBIC tem o objetivo de desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e tecnológica e complementar sua formação acadêmica sob orientação de um pesquisador experiente.

O professor Admir Betarelli realiza estudos sobre economia regional e urbana e economia dos transportes. E receberá recursos para o projeto “Expansões logísticas, competitividade e efeitos regionais: os casos dos setores ferroviário e portuário na política comercial brasileira”.

O professor Eduardo Gonçalves teve bolsas de iniciação científica aprovadas para o projeto “Papel das redes de colaboração no desempenho inventivo regional”. Nessa pesquisa são mapeados os fluxos de conhecimento nas redes de colaboração tecnológica e identificado como estes fluxos afetam a capacidade inventiva regional no Brasil.

Já o professor Eduardo Almeida, em suas pesquisas, relaciona a importância do espaço no crescimento econômico regional e na avaliação de políticas públicas, com especial atenção para o desenvolvimento de estudos em econometria espacial. Eduardo Almeida foi contemplado com bolsa pela FAPEMIG para desenvolver o projeto “Crescimento econômico e infraestrutura no Brasil: uma análise multinível espacial”.