Defesa de dissertação – Ramon Goulart Cunha – 08/04/2016 – 14 horas

Defesa de dissertação

Discente: Ramon Goulart Cunha

Título: INSERÇÃO E COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS NOS MERCADOS LATINO-AMERICANOS.

Data da Defesa: 08/04/2016 – sexta-feira

Local: Faculdade de Economia

Banca:

Prof. Dr. Fernando S. Perobelli – UFJF – Orientador

Prof. Dr. Admir Antônio Betarelli Jr. – UFJF – Co-orientador

Prof. Dr.Cláudio Roberto Fóffano Vasconcelos – UFJF

Prof. Dra. Terciane Sabadini Carvalho – UFPR.

RESUMO

O objetivo desta dissertação consiste em avaliar os possíveis desdobramentos da política de expansão das exportações brasileiras para com os mercados latino-americanos. De forma específica, pretende-se analisar quais seriam os prováveis desfechos macroeconômicos e setoriais da busca por maior inserção e competitividade das exportações brasileiras na região da América Latina e Caribe. A partir de um modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC) (LATES-BR (Perobelli et al., 2015), os vínculos interssetoriais, bem como os efeitos de segunda ordem e substituição, são considerados nas projeções. O Plano Nacional de Exportações 2015-2018 (PNE 2015-2018) serve como pano de fundo, na medida em que relaciona os produtos e mercados em potencial, na região. Os principais resultados alcançados apontam para uma variação positiva sobre o Produto Interno Bruto (PIB) em aproximadamente 0,15 a 0,16%, e sugerem um aumento entre 0,11 e 0,13% para o emprego agregado, no curto prazo. Por sua vez, no ambiente econômico de longo prazo, o PIB tende a crescer de 0,18 a 0,20%, e o salário real possivelmente se eleva de 0,49 a 0,50%. Em termos setoriais, os produtos com maiores demandas por ganhos de eficiência produtiva (isto é, com maiores exigências por aumento de produtividade) correspondem à Óleos e gorduras vegetais e animais, Carne de suíno, Bovinos e outros animais vivos, Produtos de madeira, exclusive móveis, Defensivos agrícolas e desinfetantes domissanitários, Produtos químicos diversos, Automóveis, camionetas e utilitários e Caminhões e ônibus, inclusive cabines, carrocerias e reboques. Em virtude da heterogeneidade no que tange a intensidade e substituição no uso dos fatores primários, às variações sobre a produtividade podem ser maiores (ou menores) a depender do modo como se dá a melhoria de eficiência produtiva (de modo geral, somente pelo trabalho ou exclusivamente pelo capital). Um exemplo se aplica ao Minério de ferro, que por ser intensivo no uso do fator capital exige um esforço produtivo muito elevado quando o ganho de eficiência produtiva se dá pelo trabalho. Destarte, acredita-se que as técnicas utilizadas nesta dissertação, assim como os resultados nela projetados, possam servir de instrumento para os agentes da política comercial brasileira. Em destaque, nas discussões sobre factibilidade e efeitos das políticas de comércio e metas traçadas (ou a serem traçadas) no PNE 2015-2018.