Fechar menu lateral

Apresentação

O Labor – “Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino” é um projeto interinstitucional, de pesquisa e extensão,  que congrega pesquisadoras de quatro universidades brasileiras. Seu objetivo mais amplo é desenvolver diferentes ações que visem a aprimorar o ensino de gêneros orais nos diferentes níveis de escolarização.

O LABOR foi criado no ano de 2021 para implementar as seguintes ações: 

  • cursos e palestras para licenciandos e docentes em formação continuada, presenciais e online;
  • oficinas de elaboração de materiais didáticos no eixo da oralidade;
  • coleta e divulgação de pesquisas e materiais pedagógicos sobre oralidade e ensino de gêneros orais em todas as etapas de escolarização;
  • desenvolvimento de pesquisas teóricas e intervencionistas com gêneros orais (da educação básica à pós-graduação);
  • assessoria a redes de ensino para implementação do ensino de oralidade.

Redes do LABOR

Instagram:  @labor.oralidade

Youtube: LABOR

Email: labororalidade@gmail.com

Breve histórico:

O LABOR é fruto de um projeto anterior, o Repositório de trabalhos de oralidade e ensino, criado em 2018 pela Profa. Tânia Guedes Magalhães (Grupo de pesquisa LEPS – “Linguagem, Ensino e Práticas sociais” – CNPq/UFJF). O objetivo inicial do Repositório foi divulgar trabalhos sobre oralidade e ensino sob variadas dimensões e temáticas: pesquisas realizadas em sala de aula da escola básica ou universidade, investigações em livros didáticos, materiais e documentos oficiais, pesquisas sobre concepções e práticas docentes, descrição e análise de gêneros orais, dentre outros. O site foi criado para reunir e divulgar materiais didáticos, artigos científicos, teses e dissertações, livros, capítulos, vídeos (webinars e cursos online) e sites de projetos sobre oralidade. O Repositório continua sendo uma ação do LABOR, passando a ser uma aba do Laboratório (ver menu superior) frequentemente atualizado. 

Em 2021, o Repositório foi transformado em LABOR – Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino para que as ações pudessem ser ampliadas, envolvendo não só disponibilização de materiais, mas também cursos, pesquisas e divulgação científica no campo do ensino de Língua Portuguesa prioritariamente no eixo da oralidade. Para tanto, foram convidadas pesquisadoras de três diferentes instituições, o que propiciou ao LABOR atualmente ter quatro coordenadoras experientes na temática do ensino de oralidade.