ARAÚJO, D. L.; SILVA, W. M. Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Editora Pontes, 2016.
BALTAR, M. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez, 2012.
BRANDÃO, H. N. (Org.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 1999.
BUENO, L.; COSTA-HUBES, T. C. Gêneros orais no ensino. Campinas, SP: Editora Mercado de Letras, 2015.
CASTILHO, A.T. A língua falada no ensino de português. 2 ed. São Paulo. Editora Contexto, 2000.
CARVALHO, R. S.; FERRAREZI Jr., C. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola, 2018.
CONSANI, M. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
COSTA-HÜBES, T da C.. Práticas sociais de linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e ensino: saberes necessários à prática docente. Recife: EDUPE, 2014.
COSTA-MACIEL, D. A. G. (Org). Por que ensinar gêneros orais na escola? Teorias e didatizações. Olinda, Editora da Universidade de Pernambuco, 2018.
ELIAS, V. M. (Org.) Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura e escrita. São Paulo, Contexto: 2011.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.
GOMES-SANTOS, S. N. A exposição oral nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.
LEAL, T. F.; GOIS, S. (orgs). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. Oralidade e ensino de Língua Portuguesa. Campinas, Editora Pontes: 2018.
MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. Campinas, Editora Pontes, 2021.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MILANEZ, W. Pedagogia do oral: condições e perspectivas para sua aplicação no português. Campinas: Sama Editorial, 1993.
NEGREIROS, Gil. R. C. Marcas de oralidade na poesia de Manoel Bandeira. São Paulo: Editora Paulistana, 2009.
OLSON, D.; TORRANCE, N. Cultura escrita e oralidade. Editora Ática, 1997.
OLSON, D. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Editora Ática, 1997. (esgotado)
ONG, W. J. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998.
RAMOS, J. M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
RIBEIRO, R. M. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
RODRIGUES, S. G. C; LUNA, E. A. A.; COSTA-MACIEL, D. A. G. Oralidade e leitura: olhares plurais sobre linguagem e ensino. Recife: Editora da UFPE, 2016.
SALDANHA, L. C. D. Fala, oralidade e práticas sociais. Curitiba: Editora Intersaberes, 2016.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. (trad. org. Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro). Campinas, Mercado de Letras, 2004.
SIGNORINI, I. (org). Investigando a relação oral/escrito e as teorias de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
LEITE, M. Q. (org). Oralidade e ensino. São Paulo: FFLCH, USP. 2020. (abre em nova aba)