Uso de podcast na escola possibilita melhora na aprendizagem da Língua Portuguesa
Lorena Vila Real
Aluna do curso de Letras da UFJF
lorena.real@estudante.ufjf.br
Pesquisadoras goianas apresentam um método que possibilita aos professores trabalharem as habilidades dos alunos de maneira divertida, dinâmica e menos tradicional. Essa nova abordagem tem como objetivo oferecer ferramentas para trabalhar a produção de conteúdo na forma escrita e oral, utilizando objetos presentes na cultura digital. A pesquisa é resultado de um projeto desenvolvido em Goiás pela estudante Lidineia Ferreira da Silva Oliveira sob orientação da professora Anair Valênia Martins Dias. O estudo, sob o título “Do gênero conto ao gênero podcast: uma proposta de retextualização”, foi publicado na revista Educação em Foco (da UFJF) em 2021.
“No contexto contemporâneo, sabemos que a maioria dos alunos, em diferentes níveis de escolaridade, estão conectados à internet, ouvem, gravam e compartilham áudios, acessam vídeos, músicas e podcasts. Por ser algo que já faz parte da rotina da maioria dos alunos desde as séries iniciais, cabe ao professor aproveitar esse envolvimento para planejar atividades e desenvolver projetos”, explica a orientadora.
Para atingir este fim, as pesquisadoras desenvolveram atividades a partir do conto infantil Cinderela em uma turma do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) de uma escola da rede estadual de Goiás. De início, os alunos modernizaram o conto tendo total liberdade para atualizar situações e características dos personagens. Depois, eles adaptaram o texto escrito para o podcast, em que o estilo é mais próximo ao da rádio (algo entre entrevista e radionovela). Os recursos utilizados consistiam em papel e caneta, para a primeira etapa, e equipamentos dos próprios alunos, como celulares, para a segunda parte.
Segundo as pesquisadoras, mesmo que os alunos não tenham utilizado todas as ferramentas disponíveis para construir o podcast, os resultados demonstraram que eles desenvolveram uma autonomia quanto à compreensão e à produção de conteúdo, tanto na escrita quanto na fala. “O trabalho proposto fez com que passassem de meros consumidores a produtores dos gêneros propostos, pois foram os responsáveis por alterações, adaptações, gravações e edições, resultando no produto final que, neste caso, foi o podcast”, ressalta Lidineia.
Essa pesquisa amplia o leque de ferramentas a serem utilizadas pelos professores para atingirem objetivos pedagógicos de uma forma mais lúdica, mais perto da realidade dos alunos e com poucos recursos financeiros. “Como o áudio é a característica principal do gênero podcast, o professor pode oportunizar aos alunos o exercício da imaginação, criatividade, sem a necessidade da exposição visual tão temida por muitos, o que faz toda a diferença no contexto escolar, uma vez que o professor precisa transmitir confiança e caminhar junto aos alunos, incentivando-os na busca pelo pertencimento na sociedade da qual faça parte” finaliza a estudante.
Acesse o link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36377