Fechar menu lateral

Divulgação – Uso de podcast na escola possibilita melhora na aprendizagem da Língua Portuguesa

Uso de podcast na escola possibilita melhora na aprendizagem da Língua Portuguesa

Lorena Vila Real

Aluna do curso de Letras da UFJF

lorena.real@estudante.ufjf.br

Pesquisadoras goianas apresentam um método que possibilita aos professores trabalharem  as habilidades dos alunos de maneira divertida, dinâmica e menos tradicional. Essa nova abordagem tem como objetivo oferecer ferramentas para trabalhar a produção de conteúdo na forma escrita e oral, utilizando objetos presentes na cultura digital. A pesquisa é resultado de um projeto desenvolvido em Goiás pela estudante Lidineia Ferreira da Silva Oliveira sob orientação da professora Anair Valênia Martins Dias. O estudo, sob o título “Do gênero conto ao gênero podcast: uma proposta de retextualização”, foi publicado na revista Educação em Foco (da UFJF) em 2021.

“No contexto contemporâneo, sabemos que a maioria dos alunos, em diferentes níveis de escolaridade, estão conectados à internet, ouvem, gravam e compartilham áudios, acessam vídeos, músicas e podcasts. Por ser algo que já faz parte da rotina da maioria dos alunos desde as séries iniciais, cabe ao professor aproveitar esse envolvimento para planejar atividades e desenvolver projetos”, explica a orientadora.

Para atingir este fim, as pesquisadoras desenvolveram atividades a partir do conto infantil Cinderela em uma turma do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)  de uma escola da rede estadual de Goiás. De início, os alunos modernizaram o conto tendo total liberdade para atualizar situações e características dos personagens. Depois, eles adaptaram o texto escrito para o podcast, em que o estilo é mais próximo ao da rádio (algo entre entrevista e radionovela). Os recursos utilizados consistiam em papel e caneta, para a primeira etapa, e equipamentos dos próprios alunos, como celulares, para a segunda parte.

Segundo as pesquisadoras, mesmo que os alunos não tenham utilizado todas as ferramentas disponíveis para construir o podcast, os resultados demonstraram que eles desenvolveram uma autonomia quanto à compreensão e à produção de conteúdo, tanto na escrita quanto na fala. “O trabalho proposto fez com que passassem de meros consumidores a produtores dos gêneros propostos, pois foram os responsáveis por alterações, adaptações, gravações e edições, resultando no produto final que, neste caso, foi o podcast”, ressalta Lidineia.

Essa pesquisa amplia o leque de ferramentas a serem utilizadas pelos professores para atingirem objetivos pedagógicos de uma forma mais lúdica, mais perto da realidade dos alunos e com poucos recursos financeiros. “Como o áudio é a característica principal do gênero podcast, o professor pode oportunizar aos alunos o exercício da imaginação, criatividade, sem a necessidade da exposição visual tão temida por muitos, o que faz toda a diferença no contexto escolar, uma vez que o professor precisa transmitir confiança e caminhar junto aos alunos, incentivando-os na busca pelo pertencimento na sociedade da qual faça parte” finaliza a estudante.

Acesse o link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36377