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Divulgação – O debate como espaço democrático na escola

 

O debate como espaço democrático na escola

 

Por Isabela de Assis Augusto

Aluna do curso de Letras – UFJF

Bolsista do Grupo de Pesquisa LEPS

isabellaaugusto745@yahoo.com

 

 

Como construir espaços democráticos para nossa sociedade atual? A educação é fundamental para a construção da democracia, que é feita por valores e princípios constantemente modificados pela sociedade. Com base na crença de que a instituição escolar deve colaborar para uma formação cidadã para a vivência democrática, as professoras e pesquisadoras Luzia Bueno, Kátia Diolina e Ana Elisa Jacob realizaram uma pesquisa com o objetivo de discutir como os conhecimentos políticos podem ser trabalhados no Ensino Fundamental, usando o gênero oral debate com os alunos. O estudo foi publicado na revista Diálogo das Letras, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

A pesquisa, que integrou uma tese de doutorado de uma das autoras, envolveu a preparação e a aplicação de uma sequência didática com o gênero debate regrado para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo, em 2017, ao longo do processo eleitoral do grêmio estudantil. As pesquisadoras se basearam em especialistas do campo dos estudos de linguagem e da educação para levantarem discussão sobre a importância de uma educação crítica e libertadora, que envolva práticas com gêneros textuais orais e escritos, para que os estudantes tenham possibilidades de atuar em diferentes contextos sociais.

A ideia da prática escolar surgiu a partir de uma reinvindicação dos alunos pela instauração de um sistema de representação dos estudantes, o que possibilitou a necessidade de conscientizá-los sobre a importância do grêmio estudantil. Assim, foram realizadas palestras, assembleias e um debate regrado público, todos promovidos pela professora da escola em questão. O gênero debate regrado foi escolhido com base em um consenso entre a gestão, os professores e os alunos, como forma de divulgar as propostas vinculadas à eleição de cada uma das chapas candidatas ao grêmio. Antes de sua realização, a docente de Língua Portuguesa percebeu que a maior parte dos alunos ainda não tinham desenvolvido suas habilidades orais para participar de várias situações do projeto. Ela, então, foi a responsável por ensinar o debate aos estudantes que participariam da eleição. Com base na proposta teórica do estudo, a docente apresentou a situação de produção, explicou os objetivos do gênero e pediu que os alunos fizessem uma primeira apresentação oral defendendo suas propostas. Em seguida, percebendo as dificuldades que os alunos apresentavam para falar (ausência de conteúdo adequado, altura da voz inadequada, ritmo da fala apressado, pronúncia pouco articulada, falta de contato visual com o público e argumentação pouco embasada), ela elaborou atividades para auxiliar os alunos a participarem do debate, argumentando e usando a linguagem de forma mais adequada.

O resultado do projeto foi o melhor possível, já que todos os estudantes apresentaram um ótimo desempenho em suas habilidades orais. Segundo Luzia, Kátia e Ana Elisa, com base nos estudos de Paulo Freire, “a democracia é um conhecimento que necessita ser experimentado nas práticas sociais de que fazemos parte”, comentam. As autoras da pesquisa chegaram à conclusão de que o ensino de gêneros textuais, de forma sistematizada, proporciona aos alunos uma formação crítica, para que sejam ativos, questionadores da realidade em que vivem e, consequentemente, transformadores da sociedade.

A pesquisa pode colaborar com outros professores que queiram ensinar aos seus alunos a falar em público, a argumentar e a usar a linguagem em situações formais. Além disso, os resultados do trabalho contribuem para mostrar que o ensino de Língua Portuguesa deve ser realizado de forma a desenvolver capacidades de linguagem dos estudantes da escola básica para atuarem na sociedade em diferentes contextos, utilizando suas habilidades de escrita e de oralidade.  

 

Acesse o artigo completo para ver como ensinar seus alunos o gênero oral debate: https://url.gratis/Wp9ipv