Representantes do Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe estiveram essa manhã no Colégio de Aplicação João XXIII para uma visita técnica. Eles conhecerem alguns dos espaços de atividades desenvolvidas na escola e ouviram um pouco sobre as políticas públicas e a organização político-pedagógica implementadas na instituição.
A comitiva foi recebida pelo diretor Elói Teixeira. Durante a conversa, a equipe técnica do país insular africano perguntaram sobre os sistemas de ingresso adotados pelo Colégio e mostraram especial interesse nos sistemas de avaliação. Madalena Dias Pinto do Nascimento, Coordenadora do Gabinete de Acreditação do Ministério da Educação, explica que a visita ao Brasil é resultado de uma parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (CAed), na aplicação da Avaliação em Larga Escala que acontece na Educação de São Tomé e Príncipe. “No João XXIII buscamos nos inteirar sobre questões relativas ao funcionamento, avaliação, trabalho dos professores e, possivelmente, adequarmos ao nosso país”, afirma Madalena.
Na visita à escola, a comitiva conheceu as salas de aula, laboratórios, o antigo prédio do Centro de Ciências e ouviu do diretor um relato sobre alguns dos programas desenvolvidos, com os de formação continuada e projetos de pesquisa e extensão.