A Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Juiz de Fora (CSVM/UFJF) lançará nesta sexta-feira, 25, o Ciclo de Conferências com temas correlatos ao universo do refúgio e das pessoas refugiadas, abrangendo questões técnicas, jurídicas, acadêmicas e de humanidade. As transmissões, gratuitas, serão realizadas pelo canal do YouTube da CSVM/UFJF.
O primeiro encontro será às 14h, no dia 25, e terá como convidada Juliana Tubini, assistente sênior de campo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Para Tubini “no contexto global em que o número de pessoas forçadas a se deslocar atingiu novo recorde em 2022, é imprescindível estarmos atentos e criarmos soluções duradouras para integração e autonomia dessas populações, reforçando o compromisso de ‘não deixar ninguém para trás’”.
Segundo Rodrigo Christofoletti, professor coordenador da CSVM/UFJF e mediador dos encontros, é importante divulgar e discutir o tema a partir da vivência de técnicos do Acnur e professores vinculados a outras Cátedras no Brasil. “A ideia é trazer pessoas experientes e especialistas na área, que estão no campo de atuação de apoio ao refugiado e se relacionam com algumas políticas que a CSVM/UFJF tem desenvolvido. O objetivo dos encontros é divulgar experiências e pesquisas no âmbito dos refugiados e desmistificar a compreensão acerca desse universo.”
O evento também é uma oportunidade para formação sobre as questões relacionadas ao refúgio voltado para a comunidade acadêmica, como também, para a comunidade externa em geral. “O sucesso das ações oferecidas pela nossa cátedra se potencializa quando temos uma comunidade acadêmica capacitada sobre o tema, pois trabalhamos e funcionamos como uma grande rede de cooperação”, completa o coordenador.
Para Christofoletti, o Ciclo de Conferências possibilita às pessoas conhecerem não apenas a vivência desses convidados, mas sobretudo o desafio que é trabalhar a questão dos refugiados. “Esta ação aproxima as pessoas que estão iniciando o contato com a CSVM/UFJF, assim como amplia o repertório sobre o tema para quem já conhece, porque muitas vezes as informações são criadas em cima de estereótipos”, esclarece.
A segunda conferência já está agendada para o dia 16 de dezembro, às 16h. A convidada será a advogada com atuação em Direitos Humanos Priscila Faragó. Será emitido certificado para quem participar de, no mínimo, cinco encontros do Ciclo de Conferências.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: csvm@ufjf.br