Programa de Intercâmbio de Estudantes de Quebec abre inscrições para estudantes internacionais

O Programa de Intercâmbio de Estudantes de Quebec (Programme Québécois d’Échanges Étudiants – PQÉÉ) do Bureau de Coopération Interuniversitaire (BCI) (abre em nova janela) está com inscrições abertas para estudantes das universidades parceiras, como é o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições vão até 10 de março e podem ser feitas por este formulário. (Abre em nova janela)

Dentre os inscritos, serão indicados até cinco estudantes da UFJF para participar no programa. A decisão final sobre aceitação cabe ao parceiro canadense.

O Programa de Intercâmbio de Estudantes de Quebec é destinado tanto a estudantes internacionais que desejam estudar em Quebec quanto a estudantes de Quebec que desejam estudar no exterior. O PQÉÉ permite que os alunos estudem em outra universidade por um semestre ou um ano inteiro, enquanto continuam seu programa de estudos e permanecem matriculados em sua universidade de origem.

Para participar é necessário estar matriculado em uma das instituições parceiras do PQÉÉ, como a UFJF. Além disso, é obrigatório ter completado o equivalente a pelo menos um ano de estudo em tempo integral em seu programa de estudos e possuir um excelente histórico acadêmico. Informações adicionais estão disponíveis neste link. (Abre em nova janela)

Os cursos são oferecidos em francês na Universidade de Québec em Montréal (UQAM). O nível mínimo aceito de francês é B2 (Intermediário/Avançado) segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFRL). A proficiência pode ser comprovada com o Certificado DELF, DALF, Duoling, ou qualquer outro no qual conste expressamente o nível de proficiência segundo o CEFRL.

Os requerimentos para os programas para alunos internacionais podem ser acessados por aqui. (Abre em nova janela)

Informações sobre os cursos ofertados estão disponíveis neste link. (Abre em nova janela)