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O que motiva os jogadores? E o que te motiva a jogar? (Parte 2)

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Esta é a segunda parte sobre os estudos de Bartle para montar uma taxonomia de motivação para os jogadores. Você pode ler a primeira parte onde falamos sobre a primeira versão dos trabalhos dele.

Arquétipos Explícitos e Implícitos

Em 2023, Richard Bartle ampliou a sua definição no livro Design Virtual Worlds. Após falar sobre cada um dos arquétipos criados pelo Bartle, ele se aprofunda em algumas características que se baseiam nos objetivos de cada jogador. Assim, cada arquétipo tem uma variante conhecida como explícito, quando o jogador sabe que está fazendo aquilo para alcançar seus objetivos dentro do jogo; e implícito, quando o jogador faz isso sem saber o porquê que está fazendo.

Os Matadores: trolls e políticos

O implícito do matador é o jogador de má-fé (ou troll). Ele tende a tomar decisões e fazer coisas que não fazem muito sentido para os outros jogadores. Muitas vezes não sabem explicar porque agem assim ou simplesmente fingem que suas ações não exigem uma explicação. Muitos são bem violentos dentro do universo do jogo e tendem a se sentirem “melhores” que os outros, além de que suas ações sempre se direcionam para a ideia de construir uma má reputação.

O explícito do matador é o jogador político. Esses jogadores são muito diferentes dos jogadores de má-fé, pois suas ações são pensadas previamente. Também prestam atenção em quais serão as consequências do que farão. Além disso, eles conseguem explicar o que eles estão fazendo em termos que a comunidade do jogo irá compreender, resultando com que tenham uma boa reputação e na sua ideia mais hostil, eles tendem a manipular pessoas para que o ajudem em seus objetivos.

Os Exploradores: hackers e cientistas

O implícito do explorador é denominado de jogador hacker. Eles buscam o sentido das coisas serem com base em outros jogos. Tendem a intuitivamente entenderem como o mundo do jogo funciona sem necessidade de testar as suas ideias. Eles jogam em busca de fenômenos novos dentro daquele universo.

O explícito do arquétipo explorador é o jogador cientista. Eles exploram e experimentam baseados em teorias, testadas previamente por eles mesmos. O cientista tende a ser metódico na sua forma de obter conhecimento dentro do jogo e visa explicar os fenômenos que acontecem no mesmo. 

Os Conquistadores: oportunistas e planejadores

O implícito do conquistador é o jogador oportunista, que consiste em um jogador que procura várias coisas para fazer em um jogo, mesmo não sabendo o que serão essas coisas. Eles são fontes de ideias e se descobrem uma oportunidade de fazer algo que os recompensará, eles irão atrás dela. Em contrapartida, se há um obstáculo no caminho, eles tendem a desistir do que estão fazendo para fazer algo mais chamativo e agradável.

O explícito do conquistador é o jogador planejador. Diferente do oportunista, o jogador planejador age pensando no futuro da sua partida. Suas ações tendem a serem feitas visando um resultado tardio e maior do que uma recompensa imediata. Eles, também, tendem a focar em um objetivo específico, sem se importar com os desafios ou obstáculos.

Os Socializadores: amigos e networkers 

O implícito do socializador é o jogador amigo. É um tipo de jogador que costuma ser muito comunicativo com as pessoas, principalmente com quem ele já conhece dentro do jogo. Eles entendem como as pessoas pensam e não ligam para suas fraquezas: seu objetivo no jogo é conhecer mais pessoas para se divertir com sua companhia e amizade.

O explícito do socializador é o jogador networker. Esse tipo de jogador busca outros jogadores específicos para interagir. Ele busca saber mais do que os outros, tendo assim informações privilegiadas se aproxima de jogadores considerados por ele úteis o suficiente para poderem ajudar ele em seus objetivos.

 

Após descobrir sobre os arquétipos básicos de Bartle e também suas características implícitas e explícitas, você consegue perceber esses comportamentos no seu estilo de jogo? Nós do INOVAGames criamos mais um formulário simples que te mostra qual dessas características você se encaixa! Lembrando que não só porque seu arquétipo é de um estilo que necessariamente todas suas ações e objetivos vão se basear nele. E no jogo que você está fazendo agora? Você consegue traçar quais elementos conversam com esses arquétipos? Os arquétipos dão um arcabouço muito útil para identificar o público alvo e melhorar o seu projeto!

Esta é a segunda parte sobre os estudos de Bartle para montar uma taxonomia de motivação para os jogadores. Você pode ler a terceira parte onde falamos sobre a continuação dos trabalhos dele.

Bibliografia 

  1. https://mud.co.uk/richard/selfware.htm 
  2. https://mud.co.uk/richard/DesigningVirtualWorlds.pdf?fbclid=IwAR0UneFCPUNsKEuJRiQJchjRusvYfx5pMXIDYYrtLBIqlibSlDEg_e8jsyE pg167 e pg197
  3. https://www.interaction-design.org/literature/article/bartle-s-player-types-for-gamification 
  4. https://www.gamedesigning.org/gaming/gamer-types/
  5. https://www.youtube.com/live/WuckKmOX4ak?si=q7r_3vOeoaJti-ZA 
  6. https://mudhalla.net/test/bartle3d.php 
  7. https://www.researchgate.net/publication/308073596_Virtual_worlds_Why_people_play