Autor:
- Estêvão Barbosa Fiorilo da Rocha (estevao.fiorilo@estudante.ufjf.br)
Esta é a terceira parte dos textos sobre a motivação dos jogadores. Você pode ler a primeira parte e a segunda parte onde falamos sobre a primeira versão dos trabalhos dele e como os arquétipos se dividem entre si.
Nos textos anteriores, abordamos a pesquisa de Richard Bartle e explicamos as diferentes motivações por trás dos arquétipos de jogadores que ele propôs. Atualmente, a Quantic Foundry, uma empresa de pesquisa focada na continuidade desses estudos, expandiu essa análise, trazendo uma nova abordagem.
A pesquisa da Quantic Foundry
Ao se aprofundar na metodologia da Quantic Foundry, percebe-se uma diferença fundamental em relação à pesquisa de Bartle: ela conta com uma base global de jogadores e abrange todos os gêneros e categorias de jogos, proporcionando um modelo mais detalhado, abrangente e inclusivo.
Nessa perspectiva, a Quantic Foundry ofereceu uma nova análise dos arquétipos de Bartle, denominado Modelo de Motivação do Jogador. Nesta, possuímos separações mais bem definidas, com 3 grupos de motivações diferentes, que, dependendo da forma em que o jogador se comporta, define um tipo único para este.
As diferentes motivações dos jogadores
Ao analisar tal modelo, é possível analisar que, dentre os 6 perfis definidos por este, os que possuem diferenças notáveis são Maestria, Conquistador, Imersão e Criatividade. Nessa perspectiva, é válido abordar detalhadamente cada tipo de jogador e entender o resultado das classificações produzidas pela empresa:
Maestria
Jogadores que buscam Maestria são aqueles que se desafiam a superar o impossível. Eles se sentem realizados ao dominar mecânicas difíceis ou vencer chefes desafiadores, em situações onde muitos outros falham. Um exemplo clássico são os jogadores de títulos Souls-like (Dark Souls, Bloodborne, Elden Ring), que elevam a dificuldade propositalmente para manter o desafio e a satisfação constantes.
Conquistadores
Derivados dos conquistadores e dos exploradores do Bartle, aqui a ideia é realmente encontrar o máximo de coisas escondidas e tentar completar o máximo de missões possíveis ao mesmo tempo. Eles sentem prazer em se tornar os mais fortes, com melhores equipamentos e um personagem considerado poderoso. Pode-se notar como exemplo desse tipo jogos como Celeste, Hades, Cuphead e StarCraft II.
Imersão
A Imersão é para aquele jogador que gosta de sentir parte do mundo, criar sua história dentro daquela fantasia e se sentir importante para os personagens que existem ali. Ele gosta de aprender sobre aquele lugar e sua sociedade, sobre suas histórias e conseguir se sentir inserido dentro da experiência que o jogo oferece. Por isso, é possível citar como jogos que agradam a esse tipo de usuário alguns com extensa história e alta variedade de escolhas, como The Witcher 3, Skyrim e Red Dead Redemption 2.
Criatividade
Este perfil foca em jogadores que exploram todas as opções criativas que um jogo oferece. Eles gostam de customizar o mundo ao seu redor, criando e experimentando com as ferramentas disponíveis. Muitas vezes sem se importar com a eficiência ou a utilidade de seus feitos, eles usam como objetivo encontrar suprimentos que possibilitem a aplicação da sua criatividade nas experiências que participam. Sendo assim, menções famosas entre esse grupo são Minecraft, Terraria e Little Big Planet.
Diante disso, é evidente que a análise da Quantic Foundry aprofunda a compreensão das motivações dos jogadores, oferecendo uma visão mais ampla e moderna dos perfis originalmente definidos por Richard Bartle. Ao considerar mais aspectos com uma acessibilidade maior, a pesquisa consegue refletir a diversidade de interesses e comportamentos que existem entre os jogadores. Nesse sentido, é visível que a continuidade dessa pesquisa demonstra uma forma mais lógica o atrativo dos jogos, possibilitando o desenvolvimento de experiências mais cativantes e imersivas para diferentes tipos de pessoas.
Os Perfis de Jogadores
Como visto anteriormente, a empresa moldou novos modelos de motivações a partir de 12 características marcantes que eram analisadas em suas pesquisas. Isso se repetiu no desenvolvimento dos perfis, os quais se baseiam não só nesses aspectos, quanto nestas novas motivações construídas.
Nesse sentido, pode-se citar os perfis criados nesse processo, sendo eles feitos tanto para jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro. Por isso, trazemos uma análise breve sobre cada perfil em duas tabelas que descreve cada perfil em suas motivações principais e jogos populares. Essas tabelas são separadas entre os dois diferentes tipos de jogos.
Perfis | Motivações | Jogos Populares |
---|---|---|
Acrobata | Desafio e descoberta | Celeste |
Jardineiro | Conclusão | Animal Crossing |
Caçador | Fantasia, história e destruição | Tomb Raider |
Brigão | Destruição e Competição | Call of Duty |
Gladiador | Desafio, conclusão e comunicação | Mobile Legends |
Ninja | Competição e Desafio | Street Fighter |
Caçador de Recompensas | Destruição e Fantasia | Far Cry |
Arquiteto | Estratégia e conclusão | Europa Universalis |
Bardo | Design, comunidade e fantasia | The Secret World |
Perfis | Motivações | Jogos |
---|---|---|
Tático | Estratégia | Catan |
Sociável | Comunidade | Codenames |
Conquistador | Competição e Poder | Risk |
Explorador | Fantasia e História | Gloomhaven |
Construtor | Design | Terraforming |
Jogador de Aventura | Excitação e Desafio | King of Tokyo |
Assim, fica claro como a pesquisa da Quantic Foundry se desenvolveu a partir dos novos dados, gerando novas vertentes de análises e resultados mais abrangentes. Nessa perspectiva, você já pode estar se questionando sobre suas próprias motivações e onde você se encaixaria nessa pesquisa. Por isso, a empresa disponibiliza um teste simples para que os usuários encontrem seus resultados únicos e possam entendê-los, a partir da descrição e das características analisadas nesse processo. Para participar, é bem simples, basta acessar o site, selecionar o tipo de Jogo cujo o qual você quer se avaliar pelo botão “Obtenha Seu Perfil”, selecionar o botão “Responder à Pesquisa” e seguir os passos na tela. Por fim, você deverá ter um resultado com descrições e gráficos parecidos com o da imagem abaixo, correspondendo às suas próprias características. Em análise final, vale a pena ressaltar que perfis iguais não indicam exatamente motivações iguais, mas são um bom norte para se entender o público de um jogo de maneira geral.
Bibliografia:
- https://apps.quanticfoundry.com/surveys/start/gamerprofile/
- https://quanticfoundry.com
- https://quanticfoundry.com/gamer-types/
- https://mud.co.uk/richard/selfware.htm