Fechar menu lateral

Resenha de jogos: Who Makes the Clown Laugh

Autor:
– Emerson Caneschi Coelho de Souza (emerson.caneschi@gmail.com)

Who Makes the Clown Laugh trabalha com Pixel Art para apresentar o mundo criado por Buebo, dipper.wav, igor_mfam, juliana_hb e rodi. A história começa de forma inesperada com o protagonista aparecendo na arena do palhaço, com a barra de vida e o humor do palhaço como medidores a se prestar atenção (Figura 1).

Figura 1: O jogo inicia com o diálogo e a premissa. – Fonte: Reprodução.

Uma música bem chamativa que encaixa no ambiente, o mouse é usado para atacar os inimigos, causando um massacre (Figura 2). A barra da diversão fica no lado direito da tela, essa barra representa o humor do palhaço que ao zerar significa que ele parou de se divertir e o palhaço ataca e mata o jogador de forma macabra, a única forma de aumentar essa barra é causando violência na arena. 

Figura 2: Jogador matando um inimigo em gameplay. – Fonte: Reprodução.

O jogo é divertido e, com somente duas fases, pode-se concluir rapidamente  e com toda certeza vale a pena brincar um pouco. A integrante do Inova que contribuiu para o desenvolvimento, Juliana Hansen, comentou sobre o jogo. Ela mencionou que havia projeto de mais fases, tinha uma ideia de dar voz ao grande palhaço inimigo (Figura 3), mas se tornaram ideias descartadas, junto do plot twist no final, onde o protagonista se tornaria o próprio palhaço para continuar o ciclo da violência e risada do palhaço. Essa ideia excluída não pôde ser apresentada devido ao curto período de tempo da Jam e pelo grande escopo do projeto original. Com o zelo de qualidade em cada aspecto e cuidado com outras partes do game, isso foi deixado de lado.

Figura 3: O palhaço amedrontador. – Fonte: Página do jogo no site da Global Game Jam.

Página do jogo no site da Global Game Jam: Who Makes the Clown Laugh