Como se cadastrar no minicurso de Godot

Sobre o minicurso de Introdução ao Godot

O INOVAGames estará ministrando um minicurso sobre Godot, ensinando mais sobre a ferramenta de criação de jogos que pegou de surpresa o mundo dos jogos. A proposta do minicurso é ensinar o básico da engine para o desenvolvimento de jogos, entendendo como ela organiza cenas e nós. Se você quer começar a fazer jogos, em uma ferramenta de código aberto e gratuita, é a sua chance!

O minicurso será presencial na UFJF e ministrado por um integrante do INOVA e teremos tutoria durante o curso. Nele, cada participante terá uma melhor noção da Godot, aprendendo GDscript e o básico de shaders para criar um jogo de nave shoot’em up!.

Como se inscrever

Algumas atividades realizadas pelo INOVAGames podem gerar um certificado de participação para computar horas de atividades extra-classe. Para isso, é importante que você se inscreva no evento para garantir sua vaga e, para isso, utilizamos o INtegra, o sistema utilizado pelo Instituto de Ciências Exatas para registrar esses certificados.

Inscrever-se em eventos da UFJF através do sistema INtegra é um processo simples e acessível tanto para membros da instituição quanto para o público externo. Este roteiro detalha os passos necessários para a inscrição, garantindo que você possa participar do minicurso de Desenvolvimento de Jogos com a Godot, e também qualquer outro evento, com facilidade.

Você pode inscrever sendo vinculado à UFJF ou externo à UFJF. As duas formas de se inscrever são listadas abaixo:

Inscrição de Alunos e Servidores da UFJF

• Acesse o iNtegra e faça login com matrícula/SIAPE e senha do SIGA;
  • Clique em “Integra 4.0” conforme a figura abaixo;

Figura 1: Na página inicial, clique em “Integra 4.0” no menu à esquerda.

• Clique em “Eventos″ e então em “Evento”;

Figura 2: No menu lateral, clique em “Eventos” e clique em “Evento” nas opções que aparecerem.

• Clique em “Mais Informações” no evento “Do Zero ao Jogo de Nave”;

Figura 3: Procure o evento “Do Zero ao Jogo de Nave” e clique em “Mais Informações…” na caixa do evento.

• No cronograma, clique no número correspondente da oficina desejada, que pode ser identificado pela legenda na parte inferior da página, conforme a Figura 4, ou então pare o cursor sobre o número e a descrição da oficina aparecerá logo abaixo;

Figura 4: No cronograma, as oficinas estão indicadas por números nos seus respectivos dias e horários. Através da legenda, identifique o número correspondente da oficina desejada. Então, no cronograma, clique no número da oficina.

• Clique em “Inscrever-se” para enviar sua inscrição.

Figura 5: Clique em “Inscrever-se” para enviar sua inscrição.

Externos à UFJF

Figura 1: Selecione “Inscrição Eventos” .

• Na lista de eventos, procure o evento “Do Zero ao Jogo de Nave” e clique em “Mais Informações…”, conforme a figura 3;

Figura 2: No evento destacado pela caixa vermelha, clique “Mais Informações…”, como indicado pela seta.

• Preencha os campos com seu CPF, seu nome completo para o certificado, e seu email principal para ser comunicado sobre a confirmação da inscrição. Para salvar e enviar a inscrição, clique em “OK” logo abaixo dos campos.

Insira seu CPF, seu nome completo e seu e-mail nos respectivos campos. Selecione “OK” para enviar sua inscrição.