O Mapa da Região é uma ação do INOVAGames que busca mapear toda a comunidade e projetos de desenvolvimento de jogos da Região da Zona da Mata. Conhece alguém que deveria estar por aqui? Manda pra gente!
Você poderia fazer uma breve apresentação e/ou compartilhar um pouco sobre sua formação?
Nasci no Brasil e me mudei para os EUA em 2022, onde agora leciono no curso de Games e Animação da Universidade de Cincinnati. Como Designer e Educadora, sempre persegui o sonho de ver a indústria da mídia como um lugar inclusivo onde pessoas como eu podem construir uma carreira; um lugar onde os antes oprimidos podem contar suas histórias, se relacionar com seus próprios modelos e finalmente abrir os portões da diversidade para todos os outros. Esta é a abordagem de diversidade e inclusão que busco trazer para o ambiente acadêmico.
Como você descreve brevemente a sua atuação no mundo dos jogos e quais os projetos em que você está atualmente envolvido e pode/gostaria de compartilhar?
Pesquiso o potencial dos jogos narrativos como expressão poética e meio de mudar o mundo ao abordar a diversidade e a representação inspiradas por Lindsay Grace. Minhas ferramentas são Estudos Decoloniais, Semiótica, observação participante e análise do discurso.
Quais são os maiores desafios que você enfrentou em sua história relacionada a jogos?
Falta de representatividade.
Quais são as recompensas mais gratificantes que você encontrou ao trabalhar nesse campo?
Ajudar meus estudantes a desenvolver jogos inclusivos e diversos.
Se você estivesse começando agora, qual conselho você gostaria de ter recebido e quais habilidades você considera importantes?
Difícil dizer, a indústria está mudando radicalmente com a introdução da inteligência artificial. Eu diria que dominar esta tecnologia atualmente é o mais importante.
Além dos jogos, quais são seus outros hobbies e interesses e/ou existe alguma história curiosa ou engraçada que você gostaria de compartilhar?
Gosto de gatos!
Como você vê o papel dos jogos no contexto social e cultural?
Como potencial de mudança e, ao mesmo tempo, perpetuadores de estereótipos negativos.
E na sua região? Como você vê o desenvolvimento e trabalhos relacionados a jogos? Em pontos positivos e pontos que gostaria que melhorassem.
Acabei de chegar, ainda estou investigando 😉
Veja mais projetos da Eliane Bettocchi: Lilith Studio