Fechar menu lateral

Resenha de jogos: Agony Clown

Autor:
– Emerson Caneschi Coelho de Souza (emerson.caneschi@gmail.com)

Figura 1: Arte de apresentação do jogo. – Fonte: Página do jogo no site da Global Game Jam.

Com uma grande equipe, a ferramenta Unity, uma arte deslumbrante e o objetivo de criar um jogo durante o curto período da Global Game Jam, juntou-se os ingredientes para Agony Clown (Figura 1). A equipe de desenvolvimento conta com os seguintes membros: ArturWAMSER, BrunoZr, gothcake, jvgoncalves935, ScarletRossette, MachadoOverlord, Vanessassiiss, Victoria Assis. Tudo começa com Chuckles, um comediante não muito bem sucedido sendo convidado a apresentar um número próprio no grande festival da cidade (Figura 2).

Figura 2: A carta de oportunidade recebida pelo protagonista. – Fonte: Reprodução.

O jogo centra na gameplay do gênero platformer, contando com designs de fases simples de fundo, com o conceito de pular e seguir um caminho único até o final da fase (Figura 3). Os perigos enfrentados podem ser combatidos ao atacar com a própria arma do comediante ou pulando para os evitar. A vida do personagem é limitada e, ao morrer, a fase é reiniciada.
O enredo é um elemento bem presente durante toda a aventura, movida pela antagonista que se apresenta como uma grande ameaça, além dos espinhos em armadilhas e outras três variações de inimigos. Há músicas por todo o jogo, e vale a pena deixar o som em um volume agradável para apreciar à medida que progride e desvenda a história. 

Figura 3: Captura de tela durante uma fase do jogo, apresentando a movimentação horizontal. – Fonte: Site oficial do projeto Agony Clown.

As músicas têm um tom harmonioso com a proposta, representando bem o tema e local que o personagem se encontra e não são enjoativas, e o jogo é bem completo e programado, sem bugs ou problemas. As cutscenes com arte excepcionais entre fases impressionam quanto ao esmero dos traços. A história me deixou engajado desde o começo, a arte entrega tudo que alguém como eu gostaria de ver, sendo o grande diferencial visto e o final emocionante deu a certeza que valeu a pena concluir o jogo. A equipe deve sentir orgulho de entregar uma peça tão coesa e bem feita. Espero outros projetos, sem a limitação de tempo da Jam temos a certeza de produtos de uma qualidade sensacional vindo dos envolvidos. Acompanhe a possível continuidade do projeto pelo site oficial em https://converting-minds.itch.io/agony-clown (Figura 4).

Figura 4: Arte conceitual da antagonista. – Fonte: Site oficial do projeto Agony Clown.

 

Página do jogo no site da Global Game Jam: Agony Clown