MergeComp 2024.1

Autor:

• Emerson Caneschi Coelho de Souza (emerson.caneschi@gmail.com)

O MergeComp de 2024.1 em sua edição XI ocorreu em 25 de março de 2024 no Alquimia Geek Bar e apresentou uma grande movimentação dos alunos do Departamento de Ciência da Computação, com a presença de jogos de tabuleiro como Abstratus, King of Tokyo, Tesouro Inca, entre outros, e o apoio dado pela Abra o Tabuleiro, que disponibilizou alguns jogos do seu acervo. Venha conhecer mais a respeito das etapas e como ele se desenrolou.

O evento acontece desde 2017, com o intuito de reunir alunos, amigos e pessoas que podem se conhecer e se aproximar. Em outros momentos organizado pelo Diretório Acadêmico em diversos lugares, este ano o INOVAGames, assim como na edição anterior, assumiu a organização.

Com semanas de antecedência, o @INOVAGames publicou postagens nas redes sociais, com informações de data, horário e lugar, além de trazer interações através de stories contendo perguntas e respostas a respeito do mundo dos games para os amantes de jogos. No dia do evento, todos os membros estavam presentes para prestar apoio e atenção, dispostos a ajudar qualquer um e tirar dúvidas.

Dentro das 6 horas em que ocorreu o evento foi possível aproveitar o ambiente, os jogos, adquirir conhecimento sobre jogos de tabuleiro e desenvolver o gosto por eles. Também ocorreram campeonatos, desta vez com Mortal Kombat 9, Mario Kart 8 Deluxe, além da presença do Truco no final para os amantes de cartas. Durante todo o tempo, o evento foi registrado por diversas pessoas, sendo possível acessar através do Instagram do @INOVAGames as imagens dos momentos marcantes, além de acompanhar as divulgações das novidades.

Por todo o evento, entusiastas de jogos de tabuleiro ouviam regras e disputavam para ganhar as partidas que participavam, mesmo quando estavam tendo seu primeiro contato com a ideia proposta. Se dividindo em grupos, separados por mesas no ambiente, foi possível desenvolver ideias, bate-papos e atar amizades no clima proporcionado pela experiência.

Outro grande destaque foi a fabulosa presença da primeira edição do campeonato de cubo mágico, organizado pelo projeto Meninas Digitais, também da UFJF, atraindo um grande público interessado na solução de cubos mágicos, demonstrando truques, dicas, regras e métodos. Com a integrante do projeto, Lara Esteves, dominando a arte e mostrando-a para quem estivesse disposto a aprender. Reuniu todos os competidores do campeonato em uma mesa até o vencedor ser decidido por meio daquele mais rápido a concluir o desafio.

Os torneios de Mortal Kombat e Mario Kart começaram de forma tímida com quase 20 jogadores participando do sorteio das chaves. Ambos terminaram em um grande clímax que deixou todos os presentes intrigados, com olhares curiosos voltados para as finais. Os gritos exaltados acompanhavam viradas inesperadas nas finais das disputas. Nas corridas feitas dentro da franquia do encanador de bigode, participavam 4 jogadores simultâneos e de forma bem disputada, que sempre exclamavam ao receber algum dos itens aleatórios para serem usados por seus jogadores durante a partida.

O truco foi bem mais intimista e em número reduzido, com os participantes já tendo participado de partidas anteriores, com conhecimento das regras e engajados na comunidade do jogo.

O saldo do evento foi positivo e trouxe muitas lembranças para aqueles que participaram. O projeto INOVAGames está engajado em repetir mais vezes essa iniciativa para que possa unir a comunidade estudantil, visando também trazer outros que não puderam participar, almejando criar uma relação amistosa entre aqueles que buscam trabalho, aconchego, conexão e uma moradia em jogos. Os organizadores permanecem atentos às opiniões e perspectivas dos participantes, para que possam melhorar cada vez mais as próximas edições.